14/04/2020
Marcelino Champagnat, de Curitiba, disponibiliza serviço no horário comercial de segunda a sexta; estrutura envolve equipe com mais de 100 médicos que se revezam em plantões
Neste mês de abril, o Hospital Marcelino Champagnat passou a disponibilizar, gratuitamente, consultas via telemedicina para pacientes que apresentem sintomas da COVID-19. Este é um serviço voltado à comunidade em geral que contribui para desafogar o atendimento do Pronto Atendimento de pacientes que tenham sintomas do novo Coronavírus. O atendimento via telemedicina é feito por uma equipe de mais de 100 médicos do corpo clínico que se revezam em escalas e estão trabalhando de forma voluntária, dedicando o tempo em que não estão no atendimento na linha de frente nos hospitais.
A telemedicina foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no dia 19 de março, devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus no país. Desde então, o Hospital passou a investir na implantação destas ferramentas de tecnologia para servir à comunidade. “Essa medida facilita o atendimento às pessoas e o repasse de orientações conforme a gravidade dos sintomas, sem que elas fiquem expostas a infecções. O método também permite que outros casos de urgência e emergência não deixem de ser atendidos presencialmente”, explica Dra. Cristina Baena, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação dos hospitais do Grupo Marista.
Como funciona
O serviço de telemedicina Hospital Marcelino Champagnat é restrito às pessoas com os sintomas como febre, dores no corpo, tosse seca e falta de ar, ou seja, com suspeita da COVID-19. Ao acessar a página na internet, o paciente precisa, em primeiro lugar, informar qual a faixa etária e quais sintomas está apresentando. O serviço também está disponível por aplicativo: acesse sua loja de aplicativos, procure por “Hospital Marcelino Champagnat”, baixe o app e clique no botão “Telemedicina”. Para cliente Check-up: acesse através do seu aplicativo do Check-up clicando no botão “Telemedicina”.
Na sequência, conforme as respostas sobre sintomas e doenças pré-existentes, o sistema automaticamente avalia se a pessoa apresenta ou não quadro de saúde relacionado à COVID-19. Se entre os sintomas não for constatado indício suficiente da doença, o paciente será orientado por mensagem na tela do celular ou computador a seguir algumas recomendações de higiene e isolamento social.
Caso apresente sintomas relacionado à COVID-19, o paciente terá que preencher um formulário com seus dados, que serão enviados ao Hospital. Depois, será orientado a fazer o download de um aplicativo, por meio do qual poderá realizar a telemedicina. “Quando o médico estiver pronto para atender, o paciente será avisado pelo aplicativo, no qual vai entrar para conversar com o médico”, explica a Dra. Cristina.
Encaminhamento
Com o atendimento pela telemecidina, o profissional vai avaliar o estado de saúde do paciente e orientá-lo. Caso identifique que há necessidade, o médico faz encaminhamento para atendimento presencial. Como se trata de um caso de pandemia, o médico também questionará a pessoa sobre a forma de locomoção até o hospital para as possíveis orientações.
“O médico pergunta à pessoa se ela tem condições de ir, no carro próprio, com alguém que dirija, com o uso de máscara, para levá-la ao atendimento presencial. Caso não possa, será orientada a entrar em contato com o SAMU ou com o plano de saúde para que encaminhe uma ambulância”, explica Dra. Cristina. Caso o paciente não tenha plano de saúde, o médico vai orientar as pessoas a se dirigirem a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.
O serviço de telemedicina é oferecido de forma gratuita com trabalho voluntário dos profissionais de saúde. Mas a população precisa ficar atenta aos horários de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriados.
O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança.