07/08/2017
No evento, também foi lançada a identidade visual e apresentado o novo site do Complexo HC
Na manhã de sexta-feira (4), o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná celebrou 56 anos de atividades. Inaugurado oficialmente em 5 de agosto de 1961, a instituição registra cerca de 30 mil consultas, 540 cirurgias e 1300 internações por mês. A cerimônia contou com o tradicional bolo de aniversário e a apresentação da nova logomarca e do site institucionais do Complexo HC (CHC-UFPR).
Em 2014, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinou contrato com a UFPR, no qual prevê que os hospitais universitários – Hospital de Clínicas (HC) e Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA) – passariam a integrar o CHC em uma mesma esfera administrativa.
Nova identidade
Luciana Panke, coordenadora da Superintendência de Comunicação da UFPR (Sucom), anunciou a marca do CHC. “Foi um prazer trabalhar com a reformulação do logotipo deste Complexo que muda a vida de milhares de pessoas diariamente. O aniversário não significa que o Hospital ficou mais velho, e, sim, mais experiente”, declarou. “A marca quer trazer leveza ao dia a dia. São novas peças para e-mail, facebook, cartazes”.
Com o tema “Nossa peça mais importante é você”, a campanha de endomarketing tem o objetivo de unir os vínculos empregatícios entre os atuais funcionários fundacionais e servidores públicos com os novos empregados Ebserh. Estes têm sido adicionados desde 2015.
Não acrescentando os que entraram em julho, são 3.337 profissionais nos três vínculos: 3.092 no HC e 245 na MVFA, sendo 1.722 UFPR, 661 Ebserh e 790 Funpar.
“Os três vínculos trabalham com horários e salários diferentes, mas, todos têm o mesmo objetivo”, afirmou Claudete Reggiani, superintendente do CHC. “Enquanto isso, o Hospital tem duas missões: ser formador de profissionais de saúde e responsável pela assistência de qualidade”.
O padre Pedro, da Capelania Ecumênica, fez a benção e reforçou a campanha pedindo “que todos lembrem de seu valor como humano para que possam auxiliar a população”.
Foi lançado, também, o novo Portal do Complexo HC, com tecnologia Liferay, e hospedado na Ebserh, conta com o suporte da mesma em Brasília e, localmente, do Setor de Gestão da Informação e Informática (Seginf). Os quais receberam agradecimento: Ronaldo Pedroso, André Luiz de Noronha, George Santos, Hilton Pinheiro Mendes Sobrinho e Romeu Eduardo Kreutz; Rogerio Franca Wolanski e André Luiz de Souza, respectivamente.
Compromisso
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, cumprimentou a todos. “Cada servidor e professor deste Complexo é a alma do HC. Em seu interior, há pessoas que têm amor ao que fazem. Mesmo com todas as crises, vemos o Hospital caminhar adiantar, firme na superação. Isso mostra a gestão comprometida. Parabéns ao HC”, enalteceu.
Ricardo Marcelo ainda comentou a assinatura do acordo histórico que beneficiou os trabalhadores Funpar com aumento salarial de 50% acima do valor da inflação.
Linha do tempo
Claudete Reggiani fez um balanço histórico da instituição. Relembrou o caminho junto com a UFPR desde 1912, ano de fundação da mesma. “Em 1950, o então reitor Flávio Suplicy de Lacerda fez uma ação para que o HC fosse implantado à Universidade. Em 62, tornou-se estágio obrigatório para os alunos do sexto ano de medicina”, destacou. “Atualmente, o HC possui um corpo clínico capaz de efetuar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, totalmente SUS”.
Os Amigos do HC também fazem parte da história da Instituição. Desde 1985, auxiliam o Hospital nas mais diversas situações. Nas palavras do presidente, Pedro de Paula Filho, o dia não poderia ser melhorar para comemorar.
“O sol bonito, todos reunidos. Temos que vir para festejar, trazer o nosso carinho e amizade (seguido de aplausos). Conseguimos cumprir nossas demandas em sintonia perfeita e entendemos que a solidariedade faz muito bem à saúde”, ressaltou.
A Banda Lira, que animou todo o evento, encerrou puxando o “Parabéns para o HC”. Em seguida, teve a distribuição de um bolo de chocolate confeccionado pela nutricionista Claudia Franciele Silva, da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.
O evento foi organizado pela Unidade de Comunicação (Unicom) do Complexo HC, a qual também é responsável por todo conteúdo do portal institucional.