06/07/2016
Após palestra e visita às instalações, presidente do CRM-PR destaca qualidade do trabalho prestado na instituição
O presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, fez visita de cortesia ao Hospital da Polícia Militar do Paraná, localizado no bairro Botânico, em Curitiba. Ele foi recepcionado, pelo comandante e diretor-geral da instituição, coronel-médico Mauro Fernando Kurten Ihlenfeld, responsável pelo convite, tendo se reunido com os demais componentes da direção e membros do corpo clínico para palestrar sobre o tema “Estado atual da prática médica no Brasil”.
Durante a sua fala, Luiz Ernesto Pujol analisou as dificuldades orçamentárias no setor de saúde, aspectos éticos e a atuação do Conselho de Medicina. Também debateu com o corpo clínico outros aspectos do trabalho médico, incluindo Direito médico, interiorização da Medicina, o PLC 454 (carreira médica no SUS), a priorização e capacitação dos atendimentos de saúde a nível primário e, ainda, a inclusão da disciplina de Ética na grade curricular das escolas médicas.
Na sequência, o dirigente do Conselho procedeu a visita a todas as instalações do hospital, observando as excelentes condições físicas de aparelhagem e corpo clínico completo, porém, com algumas alas de enfermarias incompletas em decorrência da falta de mão de obra de enfermagem. O diretor-geral do Hospital, que é especialista em ginecologia e obstetrícia, indicou a mobilização em curso para constituir residência de Clínica Médica na instituição, que pode ter duas vagas já a partir de 2017.
Após a visita e palestra feitas na manhã do dia 30 de junho, o presidente do CRM-PR encaminhou ofício ao comandante do hospital, onde assinala: “A constatação da qualidade do trabalho disponibilizado à corporação militar e a seus familiares e dependentes, sobrepujando as dificuldades observadas por todo o país no que tange a assistência à saúde, nos conscientizou de que a dedicação, a obediência às normas técnicas da Medicina e a postura ética de todos os que nessa instituição labutam, nos mostram ser o hospital comandando por vossa senhoria um exemplo a ser seguido por muitos outros serviços de saúde”. O hospital, que passou por amplas reformas há 10 anos, chegou a dar atendimento ao funcionalismo do Estado via SAS.