23/09/2022
Atividades ocorreram no auditório da AMP nesta quinta e sexta e teve participação do presidente do CRM-PR, Roberto Yosida. O Prof. Sérgio Antonio Antoniuk fez a palestra de abertura
O XI Congresso de Pediatria e Encontro de Ex-Residentes de Pediatria do Hospital Mackenzie foi aberto na manhã de quinta-feira no auditório da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, com as atividades se estendendo até a tarde desta sexta-feira (23). A solenidade inaugural contou com as participações dos presidentes do Conselho regional de Medicina do Paraná, Roberto Issumu Yosida, e da AMP, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, que fizeram a saudação aos presentes.
Dentre as autoridades que compuseram a mesa diretora, além dos presidentes das entidades médicas, estavam o diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Rogério Donato Kampa; os diretores técnico e clínico do hospital, Gilberto Pascolat e Maurício Marcondes Ribas; e a diretora-geral da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Carmen A. Marcondes Ribas.
A conferência de abertura foi conduzida pelo Prof. Dr. Sérgio Antonio Antoniuk, neuropediatra e professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, que abordou o tema “Eventos paroxísticos não epiléticos em crianças”. Presidiu a mesa de trabalho a Dra. Mariane Wehmuth Furlan Eulálio, Professora de neuropediatria no curso de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.
Ainda na manhã de quinta foram iniciadas as apresentações e debates de “Casos desafiadores em neurologia”. O primeiro caso teve como debatedores os professores Sérgio Antonio Antoniuk, Mariane Wehmuth Furlan Eulálio e Danielle Caldas Bufara, que atua em neurologia infantil no Cenep (Centro de Neuropediatria do HC/UFPR), onde é responsável pelo Ambulatório de Espasticidade em Pediatria. A pediatra Ana Clarive Bartosievicz Prestes foi a moderadora.
A segunda análise de caso teve como apresentadora Sarah Anne Packer, residente de Pediatria do Hospital Evangélico Mackenzie, e o terceiro foi apresentado por Eduarda de Boer Furstenberger, também médica residente.
Ainda no período da tarde houve apresentações de “Casos desafiadores” em gastroenterologia e cirurgia e em neonatologia, além da apresentação do Projeto Wings de Autismo, pela Profª Mariane Furlan Eulálio, sendo presidente de mesa Denise Gabardo Pereira.
Nesta sexta-feira (23), a programação inclui debates sobre casos desafiadores em pneumologia, bem como miniconferência sobre acompanhamento da criança diabética pelo pediatra e novas tecnologias, painel de puericultura e apresentação de temas livres sob coordenação do Prof. Gilberto Pascolat.