26/10/2021

Homenagem pelo Jubileu de Ouro do CRM-PR alcança dois médicos pioneiros de Apucarana

Anestesiologista Eraldo Dias da Mota e o urologista José Eduardo Rúpolo receberam o Diploma de Mérito Ético-Profissional, honraria instituída há 36 anos e que reverencia aqueles que completam meio século de formados

clique para ampliarclique para ampliarDr. Eraldo Dias da Mota, com familiares. (Foto: Álbum da família)

O Conselho de Medicina do Paraná realizou em 17 outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 chegou à sua 36ª edição, a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube (vídeo disponível AQUI), o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória dos médicos falecidos, a diplomação dos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

Dois médicos pioneiros com atuação em Apucarana integram o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro em 2021 e que servem de exemplo aos que ingressam na formação, estão ou se iniciam na profissão.

O Dr. Eraldo Dias da Mota (CRM-PR 3.689), natural de Recife (PE), é formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em anestesiologia. Recebeu as comendas pelas mãos dos familiares.

O Dr. José Eduardo Rúpolo (CRM-PR 3.056), natural de Espírito Santo do Pinhal (SP), é formado pela Universidade Federal do Paraná, em 1971, e especialista em urologia. Ele foi um dos fundadores da Unimed Apucarana, em 1988, sendo vice-presidente na primeira gestão de Osmundo Pereira Saraiva e depois presidente em dois mandatos sucessivos entre 2005 e 2013. Recebeu a homenagem da filha médica, Bethina Sanches Rúpolo Fagotti (CRM-PR 17.829), especialista em pediatria e alergia e imunologia, com mais de 20 anos de profissão e que reside em Arapongas (PR).

clique para ampliarclique para ampliarDr. José Eduardo Rúpolo e a filha médica, Dra. Bethina. (Foto: Álbum da família)

Em fevereiro de 2017, os dois médicos estiveram entre os homenageados pela Câmara Municipal de Apucarana por integrar o corpo clínico do Hospital da Providência, que na passagem dos seus 70 anos de “relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense” recebeu o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias.

Eles estão entre os 228 médicos ativos de Apucarana. O total do Paraná é 31.447.

A premiação da Medalha de Lucas alcançou este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas.

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios