18/01/2016

Homenagem do Conselho de Medicina ao pediatra pioneiro de Londrina

Dr. Afonso Nacle Haikal faleceu em dezembro, às vésperas de completar o centenário de nascimento

Em 10 de dezembro de 2014, quando Londrina completou 80 anos de sua emancipação política, a cidade foi transformada na sede política e administrativa do Estado, com a Assembleia Legislativa homenageando pioneiros e profissionais que atuaram no desenvolvimento da região. Dentre os personagens reverenciados com a “Menção Honrosa” estavam os médicos Afonso Nacle Haikal, Ismar de Oliveira, Plácido Arrabal, Raul Infante Lessa, Waldir Canezin e Wellington Werner, já distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Dois anos depois da solenidade histórica, a Medicina paranaense perdeu um desses grandes expoentes, o Dr. Afonso Nacle Haikal (CRM 540), considerado um dos primeiros pediatras de Londrina. Em 9 de julho deste ano ele completaria o centenário de nascimento, com o que o CRM-PR já tinha iniciado os preparativos para uma homenagem especial, a exemplo do que, em 2015, alcançou os médicos Amilcar Rocha Coutinho e Nanna de Carvalho Söndahl na passagem de seus 100 anos. Fundador da Associação Médica de Londrina e seu presidente em 1967, o Dr. Afonso faleceu em decorrência de uma pneumonia, às vésperas do natal.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Afonso. (Foto: Arquivo.)

Diplomado em 1991 pelo conselho de classe com o “Mérito Ético-Profissional”, pelos 50 anos até então completados de forma exemplar, o Dr. Afonso manteve-se em atividade até recentemente. Sua trajetória em Londrina está associada também a atividades sociais e voluntárias. Foi fundador do Lions Club de Londrina, que está completando 61 anos. Londrina foi fundada em 21 de agosto de 1929 e emancipada cinco anos depois. Formado em 1940 pela Universidade do Rio de Janeiro, o Dr. Afonso chegou na cidade em 3 de março de 1941, quando a população estimada era de apenas 12 mil habitantes.

O Portal do Conselho reproduz material jornalístico do repórter Vitor Ogawa, publicado na edição da Folha de Londrina de 19 de dezembro, que conta um pouco da trajetória do pediatra, natural de Ubá (MG), que se constituía num dos médicos paranaenses de maior idade em vida. Ao mesmo tempo, o CRM-PR solidariza-se com familiares e amigos do ilustre profissional.

Morre pediatra pioneiro de Londrina

O corpo do médico Afonso Haikal, considerado um dos primeiros pediatras de Londrina, foi sepultado no Cemitério São Pedro. Ele tinha 99 anos e estava com pneumonia. Segundo a filha Leila Haikal Giglio, nos últimos dias ele estava se alimentando mal em função dos incômodos que vinha sentindo devido a algumas feridas no corpo e isso resultou em uma anemia. "Eu percebi pela falta dos movimentos do corpo dele que ele tinha parado de respirar", relatou.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Afonso e Dr. Fahad Haddad, diretor da Santa Casa de Londrina. (Foto: Arquivo.)

Haikal se formou em Medicina em 1940 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, e chegou a Londrina no dia 3 de março de 1941, quando a cidade tinha apenas 12 mil habitantes. Leila relata que se recorda das pessoas procurando por ele em casa durante a noite. "A nossa casa tinha um portão baixo e que nunca ficava fechado. As pessoas entravam direto e batiam na janela chamando por ele", recorda Leila.

Ela revelou que havia uma espaço nos fundos da casa que era destinado especificamente para este tipo de atendimento. O primeiro consultório do pediatra ficava na Rua Sergipe, espaço que compartilhou com o colega Abílio Soares e o advogado Hosken de Novaes, que depois veio a se tornar prefeito de Londrina em 1963 e vice-governador do Paraná em 1979. Leila revelou que seu pai se tornou médico do Ambulatório do Jardim do Sol na gestão de Hosken de Novaes. "O único pagamento que ele recebeu por esses serviços foi um telegrama do prefeito agradecendo pela notável ajuda", ressaltou.

Haikal foi fundador da Associação Médica de Londrina e tornou-se presidente da entidade em 1967. Também foi curador da Fundação do Ensino Superior de Londrina (Fesulon), criada para possibilitar a fundação da Faculdade de Medicina, que foi uma das instituições que formaram a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi fundador também do Grêmio Literário Londrinense, do Iate Clube de Londrina, do Londrina Country Club e do Aeroclube de Londrina, onde obteve o brevê de piloto na primeira turma.

O médico Henrique Alves Pereira Junior, presidente do Lions Club de Londrina, destacou que Haikal foi um dos fundadores do clube de serviço, que já está com 61 anos. "Ele sempre participou das atividades. Posso dizer em homenagem à família dele que ele faz parte de uma plêiade de médicos muito bem formados e muito bem preparados que tinham aqui em Londrina", ressaltou. Afonso sempre participou do Lions e de suas campanhas. Trouxe grandes benefícios para Londrina. De acordo com ele, antigamente, a iluminação a mercúrio era uma das maiores novidades no mundo todo e Haikal participou, por meio do Lions Club, de um projeto para iluminar a Avenida Paraná com esse equipamento. "Ele também foi responsável por trazer o teste do pezinho aqui para o Paraná, que deu uma repercussão muito grande na época. Ele e sua esposa Maria Guilhermina fundaram a creche Melvin Jones, que existe na Avenida Madre Leônia Milito, no Lar Santo Antônio", enumerou. Segundo Pereira Junior, Haikal era uma pessoa de temperamento tímido e de qualidades extraordinárias. "Estava sempre trabalhando e sempre arranjava um tempo para trabalhar no Lions e tinha um espírito público. Não pensava só nele. Ele deixou a família muito bem de vida, mas nunca deixou de participar das atividades humanas da sociedade. Esse é o exemplo que ele deixou para Londrina", enalteceu.

Ele também recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Pinheiro, a maior condecoração do governo do Estado do Paraná por sua imensa contribuição à cidade.

Haikal teve duas filhas, Leila Maria e Liliane, que se casaram respectivamente com Luiz Alfredo Giglio e Ivan Rosa e lhe deram cinco netos: Karin, Katia, Luiz Afonso, Eduardo e George.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios