22/06/2016
Prof. José Eduardo Sousa recebeu um quadro que rememora a 1ª coronariografia no Brasil, há 50 anos
Entre os dias 8 e 10 de junho, o Centro de Convenções do Windsor Hotel Oceânico, do Rio de Janeiro, recebeu o Solaci SBHCI 2016 - o maior encontro de cardiologistas intervencionistas da América Latina.
Organizado anualmente pela Sociedade Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista (Solaci), em parceria com SBHCI, o evento teve em sua abertura momento marcante de homenagem ao Dr. José Eduardo Sousa, pioneiro da cardiologia intervencionista, que recebeu um quadro do presidente da SBHCI, Dr. Marcelo Cantarelli.
O quadro, produzido pela artista plástica Ana Lúcia Moraes Rego Sousa, registrou o semblante do Dr. José e a realização da 1ª coronariografia por suas mãos no Brasil há 50 anos, que contribuiu para inserir o país entre os mais relevantes da cardiologia intervencionista mundial.
Fundada em 1993, a Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBCI) congrega profissionais da saúde interessados na Cardiologia Intervencionista. A sociedade garante atendimento especializado, qualificado e eficiente em prol da comunidade.
O homenageado
José Eduardo Moraes Rego Sousa, Pioneiro da Cardiologia Intervencionista (hemodinâmica), fez as primeiras cineangiocoronariografias no Brasil (1966) e é o criador da técnica (2001) de revestir o stent a ser implantado na artéria coronária com um fármaco (rapamicina), que reduz a reestenose, isto é, impede que a artéria desenvolva novamente estreitamento no sítio tratado.Formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1958), concluiu a especialização em cardiologia pediátrica pela Harvard Medical School (1963) e o doutorado em cardiologia pela USP (três anos depois). Foi diretor do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (1983 a 2004). É membro da Academia Brasileira de Medicina, livre-docente da Escola Paulista de Medicina e professora Faculdade de Medicina da USP.