26/07/2016

Homenagem à memória do Dr. Júlio Raphael Gomel (CRM-PR 185)

Membro da Academia de Medicina e distinguido com as duas maiores honrarias do CRM-PR, ele faleceu no domingo

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Gomel recebendo a Medalha de Lucas em 2002. (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná presta homenagem póstuma ao Dr. Júlio Raphael Gomel (CRM-PR 185), falecido no último domingo aos 85 anos. Com histórico exemplar na Medicina, o Dr. Júlio tinha sido distinguido com as duas maiores honrarias concedidas pelo CRM: a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, em 2002, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, e o Diploma de Mérito Ético-Profissional, pelos 50 anos de exercício da atividade de forma íntegra, alcançados em 2004. Também era membro da Academia Paranaense de Medicina.

O Dr. Júlio Gomel, que era natural de Curitiba, deixa viúva D. Heidi e casal de filhos, a arquiteta Denise Gomel e o também médico Dr. Flávio Gomel, urologista como o pai e que tem dois filhos seguindo os passos na formação médica. Formado em 1954 pela Universidade Federal do Paraná, o D. Júlio trabalho no antigo INPS e também por dois anos integrou a diretoria hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde.

Desde a aposentadoria, no final dos anos noventas, o Dr. Júlio dedicava-se com especial atenção ao trabalho voluntariado no Lar O Bom Caminho, instituição destinada ao acolhimento de crianças de zero a quatro anos encaminhadas pelo Juizado de Menores. Ele se dedicou ao lar por mais de duas décadas e foi o responsável pela instituição do Jantar das Estrelas, evento no Clube Curitibano que chegou a reunir mais de 1,5 mil pessoas solidárias à causa.

O médico era personagem assídua da sociedade curitibana, despontando-se por seu bom humor e espírito solidário. Chamava a atenção também por seu porte físico. Frequentador assíduo da Boca Maldita, no Centro de Curitiba, o Dr. Júlio tinha uma legião de amigos e admiradores, inclusive na profissão. No 113.º Picadinho Cultural da Academia Paranaense de Medicina, realizado nesta terça-feira (26), foi prestada especial deferência ao Dr. Júlio. Estiveram presentes representantes da Associação Médica e do Conselho de Medicina, incluindo o presidente Luiz Ernesto Pujol.

O médico tinha sido hospitalizado e faleceu em sua residência no domingo, sendo valado na Capela Israelita Água Verde, com o sepultamento sendo realizado no mesmo dia no Cemitério Israelita Santa Cândida. Na próxima sexta (29) será realizada uma cerimônia religiosa em família.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios