30/08/2016
CRM-PR reverencia histórico de 57 anos de dedicação ética à profissão; médico faleceu em maio do ano passado
O Conselho Regional de Medicina do Paraná prestou homenagem in memoriam ao médico Jorge Elizardo Garcia Árias (CRM 614), falecido em 12 de maio do ano passado, aos 83 anos de idade. O Diploma de Honra ao Mérito Ético, deferência pelos 57 anos de dedicação à profissão de forma exemplar, foi entregue durante reunião na sede do CRM em Curitiba, na tarde de segunda-feira (29), com a participação de três filhos do homenageado – João Carlos Árias, Marcelo Árias e Heloísa Ihle Garcia Giamberardino, que é médica e casada com o também médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, conselheiro representante do Paraná no CFM.
O presidente do Conselho, Luiz Ernesto Pujol, fez a entrega do título ao lado dos conselheiros Carlos Roberto Goytacaz Rocha e Donizetti Giamberardino Filho, tendo destacado a carreira de perseverança, empreendedorismo e dedicação à Medicina pelo Doutor Garcia, como era conhecido. Nascido no distrito de Villarrica, no Paraguai, em 1932, ficou órfão de pai durante a Guerra do Chaco, conflito armado entre Paraguai e Bolívia que se estendeu até 1935. Chegou a Curitiba aos nove anos de idade, beneficiado por um projeto de bolsa de estudos e internato para alunos com as melhores notas. Desde menino alimentando o sonho de seguir a carreira médica, foi aprovado no primeiro vestibular que fez na UFPR e se formou em dezembro de 1957, seguindo depois para o interior, onde iniciou carreira e fundou a Policlínica de Campo Mourão, em 1960.
Um pouco da vida e trajetória do Doutor Garcia pode ser conferido em texto jornalístico de autoria de sua nora, a jornalista Andreza Agibert Árias, publicado no jornal Gazeta do Povo de 18 de maio de 2015 e que o Conselho de Regional reproduziu logo em seguida, associada a comunicado sobre missa em sua memória. Além da filha, também uma neta seguiu seus passos na Medicina.