22/03/2016

Homenagem a dois médicos pioneiros de Campo Mourão

Os médicos Antonio Sergio de Azevedo Rebeis e José Haito Doi receberam Diploma de Honra ao Mérito Ético pelos 56 anos de formados

Dois médicos pioneiros de Campo Mourão, que se formaram há 56 anos, foram homenageados pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná em reconhecimento ao histórico ético e dedicação exemplar à atividade. A solenidade ocorreu na última quinta-feira, 17 de março, no Lions Clube de Campo Mourão, que também prestou reverência aos dois ilustres médicos, os Drs. Antonio Sergio de Azevedo Rebeis e José Haito Doi, responsáveis pela fundação do Hospital Anchieta, já extinto.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. José Doi com o diretor da Dereg de Campo Mourão, Fábio Sinisgalli Romanello Campos. (Foto: CRM-PR)

A cerimônia, organizada pela Delegacia Regional do CRM-PR em Campo Mourão, foi prestigiada por familiares e amigos dos homenageados e representantes da comunidade médica local. Fábio Sinisgalli Romanello Campos, diretor da Dereg, fez a entrega do Diploma de Honra ao Mérito Ético aos Drs. Antonio Sérgio e José Doi. Os delegados Fernando Dlugosz, Nancy Yoko Hada Sanders e Homero Cesar Cordeiro participaram do encontro festivo.

Natural de Lins (SP), o Antonio Sérgio de Azevedo Rebeis (CRM-PR 1062) completa 81 anos em abril. Ele graduou-se em Medicina pelo Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em dezembro de 1959, seguindo para o interior do Paraná ano e meio depois. O Dr. José Haito Doi (CRM-PR 1634) formou-se pela USP da Capital, no início de 1960. Natural de Cambará (PR), ele inscreveu-se no Paraná em 1965, após concluir residência em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de SP. Seguiu para Campo Mourão, onde juntou-se ao colega para fundar o segundo hospital da cidade, o Anchieta, que teve grande importância na atenção á saúde da população da região e que acabou desaparecendo, a exemplo de outras instituições que surgiram posteriormente, como São Pedro, Nossa Senhora das Graças, Bom Jesus e São José. Hoje, a Santa Casa, a Central Hospitalar e a Policlínica são os únicos “sobreviventes”.

 

Homenageado, Antonio Sérgio de Azevedo Rebeis, com a família. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Antonio Sérgio foi um dos fundadores da Delegacia do Conselho em Campo Mourão, sendo inclusive seu diretor. Manteve-se em atividades na regional até o final da gestão de 2008. Ele tem quatro filhos, nenhum deles seguindo seus passos na Medicina. No final de fevereiro último, a Câmara Municipal de Campo Mourão conferiu-lhe o título de cidadão honorário. O Dr. Doi tem familiares médicos e que atuam fora do Paraná.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios