24/10/2021

Guarapuava tem dois médicos pioneiros entre os diplomados com o mérito ético de 2021

Ortopedista e traumatologista Dr. Décio Yvan Sanches e o oftalmologista Policarpo Marlei Pinto receberam a homenagem do CRM-PR na passagem do Jubileu de Ouro com histórico exemplar

O Conselho de Medicina do Paraná realizou, no dia 17 de outubro (domingo), a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 teve a sua 36ª edição a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória dos médicos falecidos, a diplomação dos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Décio Santos com o filho, também médico. (Foto: Arquivo pessoal)

Os dois médicos pioneiros com atuação em Guarapuava integram o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro em 2021 e que servem de exemplo aos que ingressam na formação ou se iniciam ou já exercem a profissão. O Dr. Décio Yvan Sanches (CRM-PR 3.223) é ortopedista e traumatologista, enquanto o Dr. Policarpo Marlei Pinto (CRM-PR 3.134) é oftalmologista. Ambos se formaram em dezembro de 1971 pela Universidade Federal do Paraná. Eles estão entre os 374 médicos ativos de Guarapuava. O total do Paraná é 31.447.

O Dr. Décio Sanches recebeu o Diploma de Mérito Ético e o cristal simbolizando a Medicina pelas mãos do seu filho, o também médico ortopedista Dr. Décio Sanches Filho (CRM-PR 18.325), que tem mais de duas décadas na atividade. O Dr. Policarpo Marlei Pinto também recebeu a homenagem em família e registrou o momento histórico primeiro ao lado das filhas Ana Cristina R. P. Morais e Patrícia R. P. Schultz, e depois com a sua cardiologista, a Dra. Sonia Margarete Cavali da Costa (CRM-PR 8.855) e com sua outra filha, a também médica oftalmologista Cassia Maria Juri Reston Pinto (CRM-PR 13.640), com quase 20 anos de profissão.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Policarpo, em dois momentos: com uma das filhas, médica, e com sua cardiologista, e com as outras duas filhas. (Foto: Álbum de família)

A premiação da Medalha de Lucas alcançou este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas.

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi. Houve exibição do Hino Nacional, minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid-19 e o momento musical, com apresentação do médico e professor Varderílio Feijó de Azevedo.

PARA SABER MAIS SOBRE A SOLENIDADE DO DIA DO MÉDICO E CONFERIR O VIDEO, ACESSE AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios