14/08/2017
A edição nº 36, pelo meio impresso, já está sendo distribuída aos médicos e demais destinatários cadastrados do CRM-PR
“Gratidão” é o tema em destaque da edição nº 36 da revista Iátrico, do Conselho Regional de Medicina do Paraná, que circula neste mês de agosto em suas versões impressa, digital e científica. A edição impressa já está sendo distribuída pelos Correios, devendo chegar nos próximos dias no endereço dos médicos paranaenses com cadastro atualizado. A publicação também é direcionada a cadastro complementar que inclui pessoas jurídicas, autoridades e outras instituições representativas da área médica e da saúde. Esta é a última edição da revista com os atuais conceitos de conteúdo editorial, design e de circulação.
A imagem de capa da revista traz reprodução de uma obra de Salvador Dalí, que integra conjunto inspirado em A Divina Comédia, para as comemorações alusivas aos 700 anos do nascimento de Dante Aleghieri, expressão maior da literatura italiana. Acolhimento, substantivo maior da conduta do médico, é a leitura que fazia da obra o mentor e editor da Iátrico, Dr. João Manuel Cardoso Martins. O quadro, aliás, ocupava local de destaque em sua residência. Reproduzi-lo também é uma maneira de homenageá-lo, tal qual o título propõe o agradecimento ao importante legado de conhecimento.
Gratidão, tão longe, tão perto. No vai e vem da vida médica é assim. Daí não se deixar seduzir pela fama ou notoriedade. Nas palavras do mestre, a autoestima deve ser alimentada por convicções racionais e não pelo aplauso emocional. Afinal, o melhor do médico não está no que diz, mas no que faz e no que fica. Sob diferentes olhares, a revista reproduz algumas reverências sinceras de pacientes a seus médicos. O reconhecimento de alguém que, ajudado, destila uma alma em estado puro.
Desdobrando o tema em destaque, a edição inclui textos jornalísticos sobre os endinheirados do mundo que dão exemplos de solidariedade, as mensagens de agradecimento à vida deixadas em despedida por grandes pensadores. Também traz os trabalhadores vencedores em prosa e poesia do Concurso Literário Médicos do Paraná, de 2016, e das obras premiadas no concurso literário anual da Sociedade Paranaense de Reumatologia e que homenageia a memória do Dr. João Manuel Cardoso Martins.
Cinema, música, literatura e poesia reforçam o conteúdo da edição, que também traz a “Posta negra de Cartagena” na coluna Receita de Doutor. Também inclui paralelo das obras de Dalí e Dante e rescaldo da tragédia de Mariana, sob a tristeza da morte do Rio Doce, o Nilo brasileiro que fez parte do nosso imaginário cultural na poesia, na poesia, nas plásticas, nos romances e em canções populares.
As fotografias que ilustram a edição da revista Iátrico fazem parte de acervo da Mostra de Fotojornalismo do Paraná, da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc PR), que este ano comemorou 51 anos de representação e valorização dos profissionais que atuam nessa arte. O conjunto de fotos foi selecionado entre flagrantes do cotidiano e que valorizam as expressões humanas e a interação ambiental das pessoas. O agradecimento especial do CRM-PR à atual diretoria da Arfoc e também ao ex-presidente Irany Carlos Magno pela seleção e cessão dos direitos de uso das imagens de consagrados profissionais que, aliás, comemoram em 2 de setembro o dia do repórter fotográfico.
As edições digital e científica da revista estão disponíveis no Portal do Conselho, a exemplo dos números anteriores e também as “Trilhas sonoras do Iátrico”. Ainda podem ser conferidos os livros “Jaculatórias – Sugestões para o dia a dia do médico” e “Primeiras impressões – Iátrico em perspectiva”, ambas de autoria do Dr. João Manuel, e ainda “João em Pessoa”, obra de autoria do Prof. Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes e que reverencia a memória do editor-fundador da revista Iátrico.
A publicação Iátrico, que nasceu há 15 anos como encarte do Jornal do CRM-PR, será repensada em toda a sua estrutura, estando a sua continuidade pelo meio impresso condicionada principalmente à manifestação dos médicos. Diante dos elevados custos de produção e de postagem, somados aos aspectos ambientais, a revista, a ser mantida a característica impressa, será direcionada exclusivamente aos que se manifestarem.