O texto da
Consulta Pública
84, que propõe novos critérios para a propaganda publicitária de medicamentos e está em discussão com a sociedade, será
submetido à audiência pública, prevista para o primeiro trimestre do próximo ano. Na ocasião, serão apresentadas e discutidas
as 857
contribuições da
população encaminhadas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante os 90 dias em que a proposta de regulamento
permaneceu em consulta pública.
"A grande beneficiada com as novas regras será a população brasileira", afirma a chefe da Unidade de Monitoramento e Fiscalização
de Propaganda da Anvisa, Ana Paula Dutra Massera. "A partir das mudanças propostas pela Agência, acreditamos que o usuário
não mais ficará exposto aos riscos originados do uso de medicamentos adquiridos com base apenas na propaganda", complementa
Massera.
Câmara Setorial
Os resultados da consulta pública para um possível aprimoramento da regulamentação da propaganda de medicamentos no país
foram apresentados pela Agência, na semana passada, a representantes do governo, da sociedade e da indústria durante reunião
da Câmara Setorial de Propaganda da Anvisa. "As discussões na câmara setorial contribuem para a participação social e também
do setor regulado sobre as propostas da Agência", avalia Ana Paula Massera.
Proposta
A proposta inicial da Anvisa para o aprimoramento da regulamentação da propaganda de medicamentos foi apresentada em 2005.
As principais contribuições recebidas pela Agência referem-se à concessão de brindes por parte dos laboratórios, às advertências
sobre os riscos à saúde na publicidade de medicamentos e à entrega das amostras grátis de medicamentos por parte dos laboratórios.
Sobre as mensagens de advertência na publicidade de medicamentos, por exemplo, de um total de 18 participações, 12 sugeriram
um novo texto. Entre as propostas de uma nova abordagem estão: "Nunca tome medicamento antes de ler as informações da embalagem
e/ou de bula"; "Isto é um medicamento, seu uso pode trazer riscos e efeitos colaterais" e "Consulte um médico ou receba a
orientação de um farmacêutico".
Audiência
Depois da audiência pública, prevista para o primeiro trimestre de 2008, o texto conclusivo da possível nova resolução
sobre a propaganda de medicamentos será encaminhado para análise e deliberação pela Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa.
Caso seja aprovado pela Dicol, as empresas terão 180 dias, após publicação no Diário Oficial da União, para se adequar à nova
legislação.
Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa