22/10/2015

Governo do Estado reúne profissionais de serviços de mamografia para discutir a qualidade dos exames

Evento foi realizado na terça-feira (20), na sede do CRM-PR

clique para ampliar>clique para ampliar(Foto: SESA-PR)

Governo do Estado reuniu nesta terça-feira (20), em Curitiba, cerca de 150 profissionais que atuam em serviços de mamografia da macrorregião leste para discutir a qualidade dos exames ofertados no Paraná. O encontro faz parte das ações do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia (PEVQSM), instituído em 2012, e que tem a função de avaliar todos os mamógrafos em operação no Estado, sejam eles públicos ou privados.

“O Paraná tem mamógrafos suficientes para atender a população feminina do Estado, mas precisamos avançar na qualidade desses exames. Por isso é fundamental capacitar os profissionais que atuam nesses serviços, além de avaliar se os equipamentos estão em condições técnicas adequadas para a função que desempenham”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Em 2012, a resolução 464/2012 instituiu o PEVQSM e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais tiveram a função de vistoriar os serviços. Ao todo, 46 estabelecimentos foram avaliados e oito interditados, sendo que seis deles já regularizaram as pendências encontradas e voltaram a atender normalmente e apenas dois serviços continuam interditados.

O representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca), João Emílio Peixoto, destacou que o Ministério da Saúde publicou a portaria que instituiu o Programa Nacional de Qualidade dos Mamógrafos em 2012 e o Paraná foi o primeiro estado a fazer uma resolução estadual e implementá-la em todas as regiões.

“O trabalho de vistoria dos mamógrafos é demorado e demanda pessoal qualificado para a função. O Paraná saiu na frente dos demais estados e com certeza está colhendo os resultados com exames mais qualificados, o que interfere positivamente no diagnóstico precoce do câncer de mama e na redução das mortes pela doença”, disse Peixoto.

Para o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana, não adianta ter serviços abertos sem ter qualidade. “As clínicas que realizam mamografias entenderam a proposta da Secretaria Estadual da Saúde e abriram seus serviços para a avaliação, tanto que a grande maioria atendeu as solicitações dos fiscais e adequaram seus aparelhos imediatamente”, afirmou.

CAPACITAÇÃO

clique para ampliar>clique para ampliar(Foto: SESA-PR)

Durante todo o dia, médicos e técnicos de radiologia de serviços de mamografia de três regionais da macrorregião leste (Curitiba, Paranaguá e União da Vitória) puderam discutir com os profissionais envolvidos no Comitê do PEVQSM para identificar problemas e discutir soluções na realização de mamografias.

Segundo Caputo Neto, o esforço de reunir esses profissionais com representantes da academia e das sociedades científicas é o que faz a diferença na realização de exames de qualidade. “Nossas universidades têm saber técnico e científico e isso não pode ficar restrito às instituições de ensino. Agradeço a parceria de todas as instituições envolvidas para qualificar a atenção oferecida à população do Paraná”, afirmou o secretário.

A reunião desta terça-feira também contou com a presença de representantes das seguintes instituições: Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Rosângela Jakubiak; Universidade Estadual de Maringá, Nilson Benedito Lopes; Sociedade Paranaense de Mastologia, Fábio Mansini; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR), Alberto Luiz Kawczyk; Conselho Estadual de Saúde, Malu Gomes; Sociedade de Radiologia do Paraná, Cristiane Basso Spadoni.

A Secretaria da Saúde vai oferecer a mesma capacitação às demais três macrorregiões de saúde do Estado. O evento é promovido pelo comitê que gerencia o PEVQSM, que reúne 12 instituições.

Fonte: SESA-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios