03/07/2017
Curso foi realizado na semana passada, em Brasília
Terminou na última sexta-feira (30), em Brasília, o Treinamento sobre o CRM Digital oferecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para os funcionários de todos os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). O curso foi ministrado profissionais de TI do CFM e da Valid, empresa que ganhou a licitação para administrar o CRM Digital, o qual consiste na emissão da cédula de identidade com chip (CRM Digital) para os médicos brasileiros.
O curso começou na terça-feira (27), com o treinamento do primeiro grupo de funcionários dos CRMs. Na quinta (29) foi iniciada a qualificação da segunda turma. A Valid substituirá a Casa da Moeda, vencedora da licitação anterior.
De acordo com a Coordenação de Tecnologia de Informação do CFM, o novo contrato vai oferecer serviços mais ágeis e com mais qualidade. A emissão da carteira, que antes demorava em média 15 dias para ser entregue ao médico, agora levará uma semana. Os padrões de captação biométrica também vão mudar, passando a atender padrões internacionais.
"Será feita a coleta de todas as digitais da mão e não só do polegar. Mesmo padrão usado na emissão de passaportes, no registro de identidade civil e também por órgãos de registro internacionais como o FBI", explica Gleidson Porto, analista de Tecnologia da Informação do CFM.
As mudanças agradaram o funcionário do Conselho Regional de Sergipe Marcos Antônio Araújo de Andrade, que participou do treinamento. "O sistema melhorou", elogia. Para Luiz Cláudio, funcionário do CRM-RN, "o curso foi excelente, estamos animados para trabalhar com a VALID e o novo kit".
Os kits, com uma máquina fotográfica, scanner e outros itens, já foram enviados para os CRMs. Como o contrato com a Casa da Moeda termina no dia 31 de julho, durante o mês de julho os CRM farão a captação das imagens pelo sistema novo, mas podendo usar o antigo como auxiliar. Durante o curso, os participantes puderam tirar dúvidas e simular situações de atendimento.
Fonte: CFM