11/12/2011
Funcionários do CRM participam de atividade formativa
Lições práticas de planejamento, comportamento e organização de tarefas do dia a dia marcaram o evento realizado na sede
do Conselho Regional de Medicina do Paraná.
O dia 9 de dezembro foi diferente para os funcionários da sede de Curitiba e Delegacias Regionais do Conselho de Medicina
do Paraná. Durante a manhã eles participaram de palestras ministradas por profissionais conceituados, que abordaram temáticas
ligadas à motivação como ferramenta de trabalho e ao gerenciamento de crises e conflitos no ambiente profissional. A atividade
formativa reuniu cerca de 100 colaboradores em Curitiba e foi encerrada com um almoço de confraternização custeado pelo grêmio
dos conselheiros em restaurante de Santa Felicidade.
Para a funcionária da corregedoria, Miqueline Lima, as palestras foram muito produtivas e contribuíram para reforçar a
importância do planejamento das atividades e rotinas e ampliar a visão que os funcionários possuem do Conselho de Medicina.
"Foi o melhor caminho para fugirmos um pouco da rotina", afirmou. Para ela, os assuntos abordados foram de grande valia e
ajudaram a perceber a importância de se prestar atenção ao ambiente de trabalho para torná-lo mais saudável. "Como disse a
psicóloga: quer coisa melhor para desarmar alguém mal humorado do que um sorriso?", complementou.
"O evento foi muito bom para nós reavaliarmos nossa postura no dia a dia do trabalho. Todas as palestras falaram de temas
que influenciam nossa rotina e nos ensinaram a traçar objetivos e seguir metas para cumpri-los", avaliou o funcionário do
departamento de documentação de pessoa jurídica, Ricardo Berto. Ele acredita que, ao sair do ambiente de trabalho e participar
de uma atividade mais descontraída, as pessoas conseguiram estabelecer uma relação mais informal com os colegas e ajudará
a tornar o ambiente melhor. "E isso é muito positivo para a entidade", explicou.
A colaboradora Maria Hoffmann, que trabalha há seis anos na DEREG de Toledo, também aproveitou as palestras para esclarecer
suas dúvidas. "Passamos por várias situações durante os atendimentos e algumas vezes não sabemos como agir", explicou. Para
ela, o evento contribuiu para sua formação e mudança de atitudes que poderão influenciar diretamente no dia a dia. "Foi bastante
proveitoso. Estava excelente", disse, ressaltando que a escolha dos palestrantes foi certeira. "Só senti falta de uma atividade
de apresentação entre os funcionários, pois não conseguimos conversar com todos", sugeriu, lembrando que novos profissionais
foram contratados este ano através de concurso público para substituir os que atuavam no CRM-PR em regime de contrato temporário.
O médico fiscal do CRM, Elísio Rodrigues, achou o evento muito bom. "As palestras com temas atuais e motivadores deram
uma visão mais abrangente do modelo de trabalho no CRM e também incentivaram os profissionais e promoveram maior integração
entre funcionários e conselheiros", afirmou.
Equipe reunida
"É incrível ver quantas pessoas estão envolvidas nas atividades do CRM por todo o Estado", comentou o presidente do CRM,
Carlos Roberto Goytacaz Rocha, ao entrar no auditório para fazer a abertura do evento. "Fiquei surpreso, pois só percebemos
mesmo quando está todo mundo reunido", afirmou. Na oportunidade, ele enalteceu os funcionários, destacando a importância do
trabalho de cada um. "Vocês são as formiguinhas que carregam o piano", disse o médico. Roseni Teresinha Florencio, tesoureira
do Conselho, falou sobre o significado da troca de conhecimentos entre médicos e funcionários, de como cada um contribui para
o crescimento do outro e enfatizou que todo o trabalho realizado pelo Conselho é em prol da comunidade.
As atividades do dia começaram com a palestra do consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná
(SEBRAE-PR), Luiz Carlos Tiossi, sobre "O Segredo é Planejar". Na oportunidade, o palestrante deu lições práticas sobre o
planejamento para os negócios e para a vida e destacou a importância de se ter propósitos e metas pelos quais trabalhar, sempre
focando no objetivo principal, com uma estratégia clara e bem fundamentada para alcançar o que se quer.
Na sequência das atividades, a palestra "Você faz a diferença", da psicóloga Lígia Guerra, mostrou a importância de cada
colaborador e também levou a reflexão do autoconhecimento. A psicóloga pontuou aspectos da vida emocional que refletem no
trabalho, como insegurança, orgulho e autoestima e explicou a importância de se criar vínculos, seja no aspecto pessoal ou
com colegas de trabalho.
O consultor de empresas e professor universitário, Wellington Moreira, finalizou o ciclo de palestras falando sobre o
tema "Hábitos que conduzem ao sucesso". Inicialmente, o palestrante disse que o sucesso resulta de "pequenas grandes coisas"
que podem transformar. O sucesso, de acordo com ele, é alcançar aquilo que se quer e, para isso, é preciso mudar pensamentos,
atitudes e, principalmente, hábitos.