21/07/2010

Fórum apresenta propostas para aperfeiçoar a comunicação dos CRMs

Durante o encontro foram realizados os pré-lançamentos da nova logomarca do Conselho Federal de Medicina, que será estendida aos demais Conselhos, e do novo site institucional da entidade.


Conselheiros e assessores de comunicação estiveram reunidos na última terça-feira (20), na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, para participar do I Fórum de Comunicação Integrada dos Conselhos de Medicina. A atividade permitiu a integração dos profissionais, o diagnóstico dos principais problemas dos setores e a exposição de propostas para otimizar as ações em comunicação.

Baseada em palestras, a programação do Fórum foi aberta pelo 1.º secretário do CFM, Desiré Carlos Callegari, e pelo assessor de comunicação da entidade, Paulo Henrique de Souza, que apresentou aos colegas um diagnóstico da área de comunicação conselhal. De acordo com o assessor, dos 27 CRMs, apenas três - Ceará, Pará e Sergipe - não possuem setor de comunicação, 19 Conselhos têm jornais, 21 possuem sites e, pelo menos, 12 enviam boletins eletrônicos. Para o presidente do CFM, Roberto d Ávila, o trabalho de comunicação é fundamental e exige continua reflexão. "É preciso identificar as dificuldades para atingir o público-alvo, avaliar se a mídia utilizada é a mais eficaz e quais temas precisam ser explorados", avalia. "Buscamos no Fórum ampliar o trabalho conjunto dos profissionais e estimular a inovação, aprimorando a utilização de recursos humanos e financeiros", completa.

A assessora de comunicação do Ministério da Saúde, Gabriela Wolthers, palestrou sobre planejamento estratégico na definição de uma política de comunicação institucional. A jornalista orientou os comunicadores sobre como definir um bom plano estratégico, com metas, ações e mensuração de resultados. O diretor de mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Roberto Messias, apresentou a experiência do governo na regionalização da publicidade, que teve como objetivo informar e aproximar o governo do cidadão. Mídia digital e as novas ferramentas de contato com a imprensa e a sociedade foi o assunto abordado pelo diretor de comunicação da RBW, Walter de Miranda Júnior. De acordo com o especialista, só para se ter uma ideia do alcance deste meio, 58% dos brasileiros acessam diariamente a internet e 67% redes sociais. Ele alerta, porém, sobre os cuidados no momento de entrar nas redes sociais. "É necessário deixar claro o objetivo do perfil e o que se espera com a ferramenta", orienta.


Ações

Ao final dos debates foi definido um plano de ação para a área da comunicação conselhal. O documento inclui integração de ações publicitárias de temas comuns, como o Dia do Médico; implantação de sistema de clipping e distribuição uniforme aos CRMs; promoção de oficinas para capacitação e alinhamento das estratégias; e criação de grupos de trabalho dividido em macrorregiões para identificação de prioridades e acompanhamento de trabalhos. Na região sul, o grupo é constituído pelo jornalista do CRMPR, Hernani Vieira, e pelo presidente da entidade, Carlos Roberto Goytacaz Rocha.


Novo site e nova logomarca

No encontro ocorreu o pré-lançamento da nova logomarca do Conselho Federal de Medicina. Resultado de um trabalho de seis meses, a imagem será adaptada aos demais Conselhos Regionais como forma de unificar a identidade visual do órgão de classe. Os assessores de comunicação também conheceram o novo leiaute do site do CFM, que será lançado em 27 de julho. Assim como a logomarca, o modelo do site poderá ser aproveitado pelos Conselhos Regionais.

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