27/09/2018
“O Que de Verdade Importa” estreia nesta quinta (27), mas já emocionou pacientes, familiares e voluntários do Hospital Pequeno Príncipe em sessão especial realizada no dia 11
“O Que de Verdade Importa”, longa-metragem do cineasta mexicano Paco Arango, estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (27/09) e terá toda a renda obtida com a bilheteria revertida a instituições que se dedicam à luta contra o câncer infantojuvenil. Como parte de sua ação de lançamento, foi realizada uma exibição especial do filme para pacientes, familiares e voluntários do Hospital Pequeno Príncipe, no dia 11, no Cinesystem do Shopping Curitiba.
O Hospital Pequeno Príncipe, uma das instituições beneficiadas pela produção, tem o maior Serviço de Oncologia e Hematologia em pediatria do Paraná, que completa 50 anos de funcionamento em 2018. “Estamos muito felizes em poder proporcionar esse momento aos nossos meninos e meninas. O filme traz uma mensagem de solidariedade, atitude positiva e esperança. Nós, que fazemos parte do Pequeno Príncipe, acreditamos nisso: em um país de equidade. E trabalhamos assim no nosso Hospital e queremos sempre continuar fazendo mais e mais por todas as crianças e adolescentes. Então, contamos com todos nos cinemas a partir do dia 27. Além de apreciarem uma história linda, estarão ajudando o Pequeno Príncipe e outras instituições de referência no tratamento oncológico no Brasil”, fala a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.
“O Que de Verdade Importa” é uma celebração à vida que combina comédia e realismo mágico. Com classificação indicativa 10 anos, o filme conquistou mais de 2 milhões de espectadores na Espanha, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá e Colômbia, com renda líquida destinada para organizações locais que trabalham no combate ao câncer infantojuvenil. Nos sete países em que foi exibido, a arrecadação bruta foi de cerca de US$ 10 milhões. “O filme retrata muitos momentos e questionamentos presentes na vida dos nossos pacientes e também dos seus familiares”, opina Rita Lous, coordenadora do Setor de Voluntariado da instituição.
Impressões
Em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe desde os 5 anos, quando foi diagnosticado com leucemia, Gabriel Cordeiro da Cruz, 11, participou da sessão especial. “Eu fiquei muito feliz assistindo a esse filme. Também já passei por isso – acreditar que não ia dar nada certo. Mas continuei o tratamento e com a minha família e médicos me dando força, estou aqui, depois de seis anos de tratamento chegando no dia da minha última quimioterapia. Eu acho que Deus nos dá muita força e as pessoas à nossa volta também”, fala.
Bastante emocionada ao término da projeção, Luiza Verônica Borges Gomes, 16, teve a impressão de que o filme fala de sua própria história. Durante dois anos, a jovem fez o tratamento da leucemia no Pequeno Príncipe. “Eu achei o filme muito bonito. Todo mundo deveria assistir – quem não teve a doença também, claro, porque a gente tem dificuldade de se colocar no lugar do outro. Não tem como explicar o que estou sentindo. Eu também questionei muito a Deus – se ele era tão maravilhoso, por que ele deixava as pessoas ficarem doentes? Eu considero o câncer como se fosse uma praga, que vai matando a gente aos poucos, vai acabando com os nossos sentimentos. E a fé ajuda muito a aceitar e lutar, apenas. Sou muito mais forte depois do tratamento e amei ver que quem passa por essa doença tem sentimentos parecidos. Foi emocionante”, diz.
Movimento
Para atrair a atenção de toda sociedade para o combate ao câncer infantojuvenil, teve início em agosto o Movimento #PessoasQueCuram. Por meio da página oficial do filme no Facebook e do compartilhamento do evento de lançamento com a hashtag criada especialmente para a ação – #PessoasQueCuram –, é possível colaborar com a divulgação de “O Que de Verdade Importa”.
Confira as outras instituições beneficiadas pela produção: Instituto Desiderata; Hospital de Câncer Alfredo Abrão;
Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC; GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer; Associação para Crianças e
Adolescentes com Câncer – TUCCA; Hospital da Criança Santo Antônio; e Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia.
Assista ao trailer oficial:
Fonte: Hospital Pequeno Príncipe