01/03/2016

Febrasgo divulga cartilha com perguntas e respostas sobre infecção pelo vírus Zika

Documento direcionado aos Ginecologistas e Obstetras traz informações para orientação das gestantes

A constante propagação do Zika vírus em todo o mundo, em especial no Brasil causa apreensão na comunidade médica. Em relatório divulgado recente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirma o registro de casos de transmissão local do patógeno em 34 países, 27 dos quais na América Latina e Caribe. Muitas são as especulações da relação do vírus com uma série doenças. Para esclarecer sobre o assunto, a Febrasgo lançou em seu portal uma Cartilha com perguntas e respostas.

O documento assinado pelo professor Geraldo Duarte, integrante da Febrasgo e responsável pelo Setor de Gestação de Alto Risco do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo, já foi visualizado por mais de 3 mil internautas. “Trata-se de uma cartilha com informações importantes para orientação das gestantes”, diz o autor.

No arquivo, consultado por médicos e a imprensa, é possível obter detalhes sobre a manifestação do vírus, sintomas e sinais da Zika, forma de transmissão, explicação sobre tratamento, agravantes e razão da microcefalia, se a gestante pode solicitar o aborto e como evitar a infecção.

Clique aqui para visualizar a Cartilha. 

A Febrasgo  acredita que juntos, com a capilarização das informações de como evitar o contágio, é possível vencer esta batalha contra o mosquito transmissor do vírus, o Aedes aegypti.

Fonte: Febrasgo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios