24/06/2021
Solenidade será mais uma vez virtual, em 17 de outubro, tendo aproximadamente 120 médicos distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro. Haverá ainda a entrega da Medalha de Lucas, tributo por ações médico-sociais e humanitárias
Como é tradição desde 1986, o Conselho Regional de Medicina do Paraná presta homenagem anualmente aos profissionais que alcançam o Jubileu de Ouro com relevante e exemplar conduta médica. Assim, em meios aos festejos do Dia do Médico, que é comemorado em 18 outubro, conferem o Diploma de Mérito Ético-Profissional aos que completam 50 anos de formados sem que tenham sofrido sanção disciplinar.
Este ano, na 36.ª edição de entrega da comenda e também do cristal simbolizando a Medicina, são aproximadamente 120 os médicos que recebem a justa homenagem, mesmo que postumamente. O CRM-PR já teve a confirmação de quatro casos de médicos que faleceram em 2021, ano em que estavam completando o Jubileu de Ouro. A reverência in memoriam inclui os Drs. Mario Marcio Negrão (CRM-PR 3.258), Orival Alves (5.546), Valmir Pineli Alves (9.048) e Pedro Salviano Filho (3.891). O CRM-PR reitera a sua solidariedade aos familiares e amigos.
No ano passado, em decorrência da pandemia, pela primeira vez na história da homenagem o Dia do Médico teve a sua solenidade de modo virtual. Na ocasião, nada menos do que 125 médicos receberam o Diploma de Mérito Ético, sendo que a comenda foi enviada pelo meio postal para que o próprio homenageado registrasse o momento por fotografia, junto a familiares ou amigos. As imagens foram exibidas ao longo da cerimônia, que incluiu ainda a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico. Quem recebeu a honraria em 2020 foi a pediatra Mariângela Batista Galvão Simão, que há mais de 40 anos se dedica a causas sociais e humanitárias e hoje integra a cúpula diretiva da Organização Mundial da Saúde.
Em 2021, novamente a solenidade será online e será realizada na manhã de 17 de outubro, um domingo. A abertura será às 9h, com formação de mesa diretora virtual, tendo em seguida a exibição do Hino Nacional. Após as boas-vindas pelas autoridades, será feita a entrega da Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico, honraria criada em em 1996. Inspirada no evangelista Lucas, Patrono dos Médicos, a premiação visa distinguir profissionais engajados em projetos de relevância médico-social. Até 2020, foram 18 os médicos homenageados, começando pelo Dr. Hélio Brandão, fundador do chamado Clube da Soda, voltado a acolher em Curitiba pessoas em tratamento por ingestão de hidróxido de sódio (soda cáustica).
Durante a cerimônia ainda haverá uma homenagem a todas as vítimas da pandemia da Covid-19, incluindo os médicos vitimados pela doença.
Do total de homenageados, 12% são mulheres e, ainda, 40% são da Capital e os demais de outras cidades.