26/02/2016
Em solenidade de entrega de carteiras, na noite de 25, foram homenageados três destacados expoentes da Medicina
Em solenidade histórica, marcada por muita emoção, 70 novos médicos receberam suas carteiras em Londrina sob o privilégio de conhecer um pouco da trajetória de quatro grandes expoentes da Medicina paranaense, todos com mais de 50 anos de dedicação ética exemplar à atividade. A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira (25) no auditório da Associação Médica de Londrina, em iniciativa conduzida pela delegacia regional local do Conselho de Medicina do Paraná e que foi prestigiada pelo presidente da autarquia, Luiz Ernesto Pujol. A coordenação do evento coube ao diretor da Dereg, Alcindo Cerci Neto.
Vice-presidente da Regional e um dos fundadores da Universidade Estadual de Londrina, o Dr. João Henrique Steffen Júnior esteve à frente da organização do evento e foi responsável por momentos de emoção ao relatar passagens de seus 92 anos de vida e de 66 anos de pleno exercício da profissão. Como parte da solenidade, ainda, foi conferido o Diploma de Honra ao Mérito Ético a três outras personalidades longevas na atividade médica: os Drs. Luis Parellada Ruiz, João Baptista Guimarães Costa e Zenshi Heshiki, com 58, 56 e 54 anos de graduação em Medicina, respectivamente. Residentes em Londrina, eles foram muito aplaudidos pelos jovens médicos quando da entrega das comendas e da apresentação de seus currículos pelo presidente do CRM.
Dos médicos recém-graduados que receberam a documentação e com a oportunidade de uma verdadeira aula de ética, a maioria teve origem na Universidade Estadual de Londrina, instituição que teve os Drs. Luis Ruiz, Zenshi Heshiki e também João Steffen Júnior entre os integrantes do corpo docente. Os demais formandos procedem da Unoeste, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Nove de Julho, PUC Curitiba, Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade do Oeste de Santa Catarina e Universidade de Marília (SP).
A exibição do Hino Nacional marcou a abertura da cerimônia, que teve na composição da mesa diretora, além do presidente do Conselho e do diretor e vice da Regional, o presidente da AML, Antonio Caetano de Paula, o representante do Sindicato dos Médicos, Mario Machado Júnior, e a coordenadora do colegiado do curso de Medicina da UEL, Márcia Hiromi Sakai. Todos fizeram a saudação aos novos médicos, que foram representados pela Dra. Natália Marcusso Massoni no Juramento de Hipócrates. Além de familiares e convidados dos homenageados, ainda prestigiaram o evento os delegados do Conselho Fábio Ferreira Lehmann, Fátima Mitsie Chibana Soares e Naja Nabut, além das conselheiras estaduais Cristina Maria Aranda e Lisete Rosa e Silva Benzoni.
QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS
João Baptista Guimarães Costa
CRM-PR 945 – Completou 81 anos em dezembro último. É natural de Bebedouro (SP).
Recebe a homenagem pelos 56 anos de graduação em Medicina. Formou-se em dezembro de 1959 pela Universidade Federal do Paraná.
Ainda na fase acadêmica, acompanhou os primeiros passos do Hospital Nossa Senhora das Graças. Após se formar, voltou para Londrina, cidade onde os pais tinham se radicado, e dali se lançou à ousada missão de se transformar no primeiro médico residente de Ubiratã, então um pequeno vilarejo no meio da mata. Ele chegou à cidade em 27 de junho de 1960 e, como os colegas de profissão anteriores de passagem para atendimentos temporários, fez do hotel Watanabe o consultório. Com apoio financeiro do colonizador Enio Pipino, da Sinop, construiu e inaugurou já no ano seguinte o primeiro hospital, todo de madeira, nomeado Hospital e Maternidade Nilza de Oliveira Pipino, em homenagem à mulher do colonizador e a qual tinha histórico de ajudas humanitárias. O médico acompanhou a chegada da luz, da água, do telefone, das primeiras cooperativas, bancos e do progresso. Dedicou-se por meio século na atenção à saúde da cidade interiorana, de onde partiu definitivamente para Londrina após julgar cumprida a sua missão.
Dr. Luis Parellada Ruiz
CRM-PR 1.504, Especialista em Patologia Clínica – Faz 84 anos no dia 23 de abril. Nascido na Espanha, é médico estrangeiro.
Recebe a homenagem pelos mais de 58 anos de graduação em Medicina, com histórico ético exemplar. Formou-se em 25 de maio de 1957 pela Universidad de Zaragoza, Espanha, fazendo a revalidação do diploma na Universidade Federal de Pernambuco, em 1963.
É sócio e diretor clínico e médico da Labmed Laboratório Médico de Londrina, tendo atuação na Unimed Londrina, Santa Casa, Evangélico e Hospital do Coração.
Morador em Londrina, o Dr. Luiz tem uma sobrinha médica.
Foi professor assistente de microbiologia clínica da UEL, presidente da Associação Médica de Apucarana e superintendente da Unimed de Londrina. Seu currículo registra participação em mais de uma centena de atividades entre cursos, congressos e jornadas cientificas. Proferiu, ainda, mais de 50 conferências em cursos e congressos e é autor ou colaborador em 51 trabalhos científicos, três deles premiados.
Dr. Zenshi Heshiki
CRM-PR 14.289 – Completa 80 anos em junho. Homenageado pelos 54 anos de exercício profissional. É natural de Promissão (SP), é descendente de imigrantes japoneses e autor do livro “De ryukyu rumo ao Ocidente”, que retrata 100 anos da família de Zenshin Heshiki e sua mulher Kana Heshiki.
Formado em 1961 pela USP, Campus Ribeirão Preto, registrou-se no Paraná em 1994. Juntamente com a filha médica, Dra. Rosana, é diretor da clínica Otolon, tendo atuado em outras instituições de saúde, além de ser professor aposentado da Universidade Estadual de Londrina, com histórico de grande contribuição à medicina e à ética.
O Dr. Zenki é especialista em otorrinolaringologia e administração hospitalar/saúde pública. Também fez especialização na França e doutorado em Otorrinolaringologia pela USP. Também tem uma série de títulos de pós-doutorado, um deles pela University of Minnesota, em 1983.