06/08/2019

Evento reforça a multidisciplinaridade no tratamento da esteato-hepatite não alcoólica

Parceria entre CRM-PR e SBEM-PR trouxe para discussão a importância da abordagem conjunta da doença pelas várias especialidades

clique para ampliarclique para ampliarEvento reuniu especialistas na sede do Conselho, no último sábado (3). (Foto: SBEM-PR)
Foi realizado no último sábado (03/08) mais um Ciclo de Atualização em Endocrinologia, do projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR). O tema do evento, realizado na sede do CRM-PR, foi "Endocrinologia e Fígado", e contou com participação de médicos endocrinologias e hepatologistas, estudantes de medicina e residentes. Apesar da manhã gelada em Curitiba, a presença do público foi muito satisfatória, além da participação online de médicos de todo o Brasil.

Segundo o endocrinologista e presidente da SBEM-PR, Dr. Cleo Mesa, unir endocrinologistas e hepatologistas para discutir a esteato-hepatite não alcoólica foi extremamente positivo, pois as especialidades unidas podem estabelecer metas e propostas para tratar o paciente de forma mais efetiva.

“A esteato-hepatite não alcoólica é uma doença muito prevalente na população que está acima do peso, e que nesse grupo evolui muito mal, com fibrose, cirrose e deterioração do fígado. E para lidarmos com esse problema precisamos de uma equipe multidisciplinar, do endocrinologista e do hepatologista trabalhando e avaliando juntos esse paciente para determinar riscos e tentar fazer com que ele mude o estilo de vida, que é a estratégia de tratamento mais indicada pra essa população”, avaliou o presidente da SBEM-PR.

clique para ampliarclique para ampliarPalestrantes e membros das sociedades. (Foto: SBEM-PR)
A médica hepatologista, membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia e presidente da Associação Paranaense de Hepatologia, Dra. Claudia Alexandra Pontes Ivantes, também apontou a multidisciplinaridade como peça-chave no tratamento desses pacientes. “O evento do último sábado contou com uma plateia bastante significativa e reforçou a importância de diferentes sociedades – Hepatologia e Endocrinologia – trabalharem em conjunto para um melhor manejo das patologias em comum. O evento foi um sucesso e esperamos repetir com novos capítulos em breve”, resumiu a Dra. Claudia.

Palestraram no evento os médicos hepatologistas: Dra. Maria Lucia Alves Pedroso, Dra. Claudia Alexandra Pontes Ivantes e Dr. Jean Rodrigo Tafarel, além do gastroenterologista Dr. Alcindo Pissaia Junior. O endocrinologista e presidente da SBEM-PR Dr. Cleo Mesa deu as boas-vindas, e a endocrinologista Dra. Luciana Pechmann mediou as aulas e também apresentou casos clínicos em conjunto com o Dr. Alcindo.

Fonte: SBEM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios