23/11/2015

Evento aborda tecnologia aplicada à saúde

O presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, esteve presente e participou da mesa de abertura

Um público atento participou do I E- Saúde Unimed – Tecnologia Aplicada à Saúde, que aconteceu no dia 6 de novembro, no auditório da PUCPR. O evento, organizado pela Unimed Paraná, em parceria com aquela Universidade, contou com o apoio do Sebrae-PR, da Assespro e do Sescoop-PR. Estiveram presentes, aproximadamente 150 pessoas, entre colaboradores, dirigentes da Unimed e convidados.

Na mesa de abertura, Deborah Ribeiro Carvalho, professora de Tecnologia em Saúde, representando a PUCPR, Luiz Ernesto Pujol, presidente do CRM-PR, Wagner Sabino, da Federação Nacional dos Médicos e diretor do Sindicato dos Médicos do Paraná, Leonardo Matt, diretor de Qualidade da Assespro, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, vice-presidente da Unimed do Brasil, e Paulo Roberto Fernandes Faria, presidente da Unimed Paraná.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Pujol, em seu pronunciamento no evento. (Foto: Unimed Paraná)

O primeiro a se pronunciar foi o presidente do CRM-PR que destacou a importância de uma medicina humanizada.  Ele fez coro ao imenso avanço que a sociedade enxerga na tecnologia, porém, lembrou que nada substitui o contato humano.  “E na relação médico-paciente, esse contato é fundamental. Não podemos nos esquecer que nosso paciente é um semelhante”, frisou Luiz Pujol.

O primeiro palestrante foi Vitor Asseituno, CEO da Live Healthcare Media, que chamou a atenção do público “Tendências, ferramentas e atualidades de soluções em saúde”. Ele falou de alguns problemas básicos que a saúde ainda enfrenta, uma delas é o engajamento do paciente. “Essa é a droga do século”, lembrou.

Asseituno alertou para o peso que as redes sociais têm na vida das pessoas. Para que a plateia compreendesse o que ele queria dizer, citou as populações da China (1.400 bi), da Índia (1.282 bi), dos Estados Unidos (325 mi) e do Facebook (1,55 bilhões de pessoas conectadas). O interessante é que além da população do face, atualmente, já ser maior de que qualquer país, 65% dessas pessoas entram todos os dias na rede.

Isso significa que o facebook é um país? Provocou Asseituno. E mostrou alguns números: “Internet.org dá acesso à internet a 15 mi de pessoas (= Equador, ou 1,5x Portugal ou Grécia). O face tem 45 milhões de pequenas e médias empresas (o Brasil tem 6,4 milhões de PMEs, ou seja, 7x menos). Tem 1,39 bilhões de usuários de smartphones. O superávit de 2014 foi de US$ 2.94 bilhões de dólares. Dos quase US$ 18 bilhões de faturamento, 4,3% foram de pessoas físicas e o restante de pessoas jurídicas (PIB maior que 42% dos países do mundo). Leia mais sobre o evento.

Fonte: Unimed Paraná