26/02/2015
Decano da Regional, Dr. João Steffen Junior deu depoimento emocionante sobre sua trajetória de 66 anos de exercício ético como incentivo e exemplo aos que se iniciam na profissão
Em solenidade realizada na noite de quarta-feira, 25 de fevereiro, no auditório da Associação Médica de Londrina, foram entregues as carteiras de médicos e feita a saudação a 87 novos profissionais, a maior parte formada pela UEL. O espaço de 200 lugares do auditório ficou pequeno diante do prestigiamento da cerimônia, que incluiu as principais lideranças médicas da região e familiares dos novos inscritos na Delegacia do Conselho. Estes, vão atuar na região, muitos como bolsistas de residência.
O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Luiz Ernesto Pujol, fez a abertura do evento, conclamando os jovens médicos a não se desviarem dos preceitos éticos da profissão. Fechando a fala de autoridades que compuseram a mesa, o decano da Delegacia Regional do Conselho em Londrina e seu atual vice-diretor, Dr. João Henrique Steffen Júnior, foi convidado a fazer relato de sua trajetória de quase 66 anos de exercício da Medicina, cumprida de forma exemplar. O Dr. Steffen, ainda em atividade aos 92 anos, foi um dos fundadores do Hospital Evangélico de Londrina, e já foi distinguido pelo Conselho de Classe com o Diploma de Mérito Ético pelo Jubileu de Ouro (50 anos), em 2000, e o diploma de honra ao mérito “pelas contribuições ao exercício da Medicina e defesa da ética”, em 2012.
Após a abertura da solenidade, com execução do Hino Nacional, e a saudação do vice-presidente Luiz Ernesto Pujol, ocorreram as falas dos Drs. Alcindo Cerci Neto, diretor da Regional do CRM de Londrina; Antonio Caetano de Paula, presidente da Associação Médica de Londrina; Alberto Toshio Oba, presidente do Sindicato dos Médicos local; Baltazar Amadeo Gongora, representando o secretário de saúde de Londrina; Terezinha de Fátima Sanchez, diretora da 17.ª Regional de Saúde do Paraná; e Márcia Hiromi Sakai, coordenadora do colegiado do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina.
Após a emocionante manifestação do Dr. João Henrique Steffen Júnior, houve a exibição de vídeo institucional e também o Juramento de Hipócrates, feito por Eloá Lumi Miranda, representando todos os novos médicos.
Na sequência ocorreu a entrega das carteiras de médico de forma individual, feita pelos delegados da Regional, pelo vice-presidente do CRM Luiz Ernesto Pujol e pelos conselheiros que representam a Região de Londrina, Lisete Rosa e Silva Benzoni, Jan Walter Stegamann e Cristina Maria Aranda.
Dentre os médicos que receberam a documentação, além da UEL, há formandos da Universidade Estadual de Maringá, Unimar (Marília), Evangélica, PUCPR Curitiba, Unioste, Universidade Severino Sombra (Rio) e UNIG/Universidade Iguaçu (Nova Iguaçu).