06/03/2020
Média feminina de profissionais no Estado é 42%; Curitiba tem 48%, contrastando com municípios como Cianorte, com 26%, e Paranaguá, com 28%
O Paraná conta atualmente com 29.024 médicos em atividades, sendo 12.219 mulheres, ou 42% do total. Há cinco anos, elas representavam menos de 40%, numa ascensão que vem ocorrendo desde a década passada com o crescimento do percentual feminino no ingresso das escolas médicas. Alagoas foi o primeiro estado onde as mulheres se tornaram maioria, passando de 51%, contra 40% da média nacional de hoje – em 1920 representavam somente 21,49%. De acordo com a estatística do CFM no Demografia Médica, em 2028 as mulheres já serão maioria no âmbito do Brasil.
Entre as cidades paranaenses mais populosas, São José dos Pinhais foi a primeira a ter mulheres em maioria: dos 197 médicos cadastrados como residentes, 102 são mulheres (52%). Há de se ressaltar que, por ser município metropolitano, o número de médicos em atuação local pode estar subestimado pela presença de moradores da capital. Em Curitiba, dos 12.278 médicos cadastrados, a ala feminina alcança 5.884, ou 48%. Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão são cidades que têm entre 37 a 41% de médicas. Em sentido oposto estão Cianorte, onde somente 26% são mulheres (44 de 122) e Paranaguá, com 28% (38 de 97).
Há 60 anos, quando o Conselho de Medicina iniciou suas atividades e realizou o cadastro de todos os profissionais em atividade, as mulheres representavam apenas 6% do total. A presença feminina foi crescendo e hoje lidera muitas das especialidades médicas. Essa representatividade pode ser observada também no âmbito do próprio CRM-PR. A primeira conselheira mulher somente foi registrada na gestão que se iniciou em 1978, sendo pioneira a Dra. Helen Anne Butler Muralha, já distinguida com as duas principais honrarias do Conselho: a Medalha de Lucas, por seu trabalho médico-social, e o Diploma de Mérito Ético, pelos 50 anos de profissão.
O atual quadro do CRM-PR tem 13 mulheres entre os 42 conselheiros, repetindo o número da gestão anterior. Compõem o grupo as Dras. Nazah Cherif Mohamad Youssef, Regina Celi Passagnolo Sergio Piazzetta, Laura Moeller, Beatriz Emi Tamura, Cecília Neves de Vasconcelos, Gisele Cristine Schelle, Gláucia Maria Barbieri, Juliana Gerhardt Moroni, Katia Hitomi Nakamura, Kátia Sheylla Malta Purim, Marília Cristina Milano Campos de Camargo, Tatiana Menezes Garcia Cordeiro e Ursula Bueno do Prado Guirro.
Nas Regionais do Conselho de Medicina do Paraná, 29 mulheres estão entre os delegados, sendo que quatro ocupam as funções de diretora: Dras. Fatima Mitsie Chibana Soares, de Londrina; Elisabeth Ostapiv Correia, de Pato Branco; Fabíola Menegoti Tasca, de Maringá; e Hortência Pereira Vicente Neves, de Paranavaí.