31/10/2016
Segunda fase da campanha de vacinação será realizada no início de 2017
Considerando a pequena adesão da população à vacinação contra a Dengue efetuada na primeira fase da Campanha, no período de 13 de agosto a 24 de setembro de 2016, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, nos 30 municípios paranaenses cuja incidência da doença se mostrou estatisticamente de maior risco, (número de doentes por faixa etária, número de agravamentos, número de hospitalizações e número de óbitos), a Coordenação do Setor de Epidemiologia da SESA, representada pela Dra. Julia Cordelline e João Luiz G. Crivellaro, se reuniu no último dia 26 de outubro com os Presidentes do CRM-PR, Dr. Luiz E. Pujol, e com o Presidente da AMP, Dr. Nerlan T.G. de Carvalho, para solicitar apoio institucional ao que se segue:
I) As errôneas informações obtidas ou disponibilizadas à população, quanto a eventuais riscos de reações secundárias graves a uma nova vacina;
II) A pouca aderência dos médicos e das equipes de saúde em fornecerem argumentos técnico-científicos que corroborassem a necessidade da vacina e desmistificassem os entendimentos popularescos sobre possíveis malefícios da vacina contra a Dengue.
Dados epidemiológicos e estatísticos irrefutáveis sobre a Dengue foram colocados pelos presentes, com informações detalhadas apresentadas pela Dra. Sheila Homsani, Diretora Médica do Setor de Vacinas da Sanofi Pasteur Brasil, sobre a única vacina testada em 40.000 pessoas em 15 países e aprovada pela ANVISA (Vacina Contra Dengue, DengueVaxia, em 3 doses com intervalos de 6 meses).
Diante dos riscos iminentes aos quais se encontra a população com a chegada do próximo verão, quando o índice dos casos de Dengue se eleva, decididas ficaram as seguintes ações apoiadas pelo CRM-PR e pela AMP:
Assim sendo, o CRM-PR e a AMP se propõem a motivar todos os médicos a indicarem, conscientemente, a participação de sua clientela, na faixa etária dos 9 aos 45 anos, assim como todos os demais profissionais da saúde a terem a mesma atitude frente à segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Dengue em nosso estado, pois a população, mesmo que não usuária do SUS, tem direito à vacina disponibilizada pela SESA.