06/04/2013
Entidades de saúde reuniram-se na manhã deste sábado, na Boca Maldita, em Curitiba, em ato público para a coleta de assinaturas em prol da iniciativa popular que visa o destino de 10% das receitas correntes brutas da União para o financiamento do SUS.
Participaram da mobilização representantes do Conselho Regional de Medicina do Paraná, da Associação Médica do Paraná, Sindicato dos Médicos do Paraná, Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Secretaria de Saúde, Federação dos Hospitais (Fehospar), Federação das Misericórdias (Femipa), Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.
Para respaldar a proposta, ignorada na regulamentação da Emenda Constitucional 29, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas, equivalente a um por cento do eleitorado nacional. O abaixo-assinado está muito próximo de atingir a meta.
Na próxima terça-feira, 10, o Movimento Saúde+10 realizará um Ato em Defesa da Saúde Pública, a partir das 9h, em frente ao Congresso Nacional. Durante a realização do Ato, será também anunciada a primeira contagem oficial de assinaturas alcançadas até o momento pelo Projeto de Emenda Popular que assegura 10% do PIB para o orçamento da União na Saúde.