08/11/2011
Encontro traça estratégias de comunicação das entidades médicas
CFM, Fenam, AMB e regionais debatem aperfeiçoamento de ferramentas para interação com médicos e a sociedade.
Realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em Florianópolis (SC), o III Encontro de Comunicação das Entidades Médicas fortaleceu
os propósitos de integração, troca de experiências e fixação de estratégias comuns para aperfeiçoar o modelo informativo para
melhor interagir com os médicos e a sociedade, em especial nas mobilizações em prol das causas médicas. O tema em destaque
foi "O poder da comunicação". Todos os estados e o Distrito Federal estiveram representados por dirigentes e assessores de
comunicação das instituições médicas, permitindo o debate sobre as diferentes realidades, dificuldades e ações que vêm sendo
empreendidas.
O encontro teve a participação de palestrantes de renome e foi prestigiado pelos presidentes do Conselho Federal de Medicina,
Roberto Luiz dAvila, da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Célio Carvalhaes, e da Associação Médica Brasileira, Florentino
de Araújo Cardoso Filho, que definiram a realização conjunta na sede do CFM em Brasília, em abril, do Seminário Nacional Médico
Mídia de 2012. Será a sétima edição do evento, inaugurado pela Fenam, e que agora vai envolver todas as instituições objetivando
reunir médicos, jornalistas, estudantes de Comunicação e de Medicina, bem como gestores das duas áreas, estimulando o debate
sobre comunicação e saúde.
As iniciativas de comunicação conjuntas empreendidas nas mobilizações de 7 de abril, 21 de setembro e 25 de outubro, que
se voltam à valorização do trabalho médico e de melhoria de atenção à saúde da população, mereceram especial atenção no III
Encontro, prevalecendo o entendimento de que a otimização de esforços conduziu à eficácia das campanhas. Filtro no site de
buscas Google mostrou mais de 5 mil inserções somente sobre a paralisação de 7 de abril. Foi debatido ainda o emprego de novas
ferramentas de comunicação, como o advento das redes sociais e sua massificação. A Fenam vem incrementando o uso dessa mídia,
enquanto CFM e AMB, por suas particularidades, ainda desenvolvem estudos sobre o momento adequado para viabilizá-la.
A abertura do III Encontro, no auditório do Hotel Porto da Ilha, coube a Waldir Cardoso, diretor de comunicação da Fenam,
Desiré Carlos Callegari, diretor de comunicação do CFM, e Jurandir Coan Turazzi, diretor de defesa profissional da AMB. Eles
realçaram a importância da comunicação para aproximar as instituições e agregar recursos políticos, administrativos e financeiros,
e também para mostrar à sociedade que é ela a principal beneficiária dos movimentos médicos. Consensaram ainda que esta união
é de fundamental importância na formatação de uma linguagem de confiança e engajamento dos médicos.
A jornalista Maíra Costa, ex-assessora do Ministério da Saúde e diretora da FSB Comunicação, abordou o tema "O desafio
de fazer assessoria de comunicação". Mesa redonda sobre "Manter a identidade, mas agir de forma integrada - a estratégia de
comunicação das entidades médicas nacionais" teve as participações do diretor de comunicação do CFM e de Taciana Giesel, da
assessoria de imprensa da Fenam. Waldir Cardoso, da Federação, foi palestrante na mesa-redonda sobre "A parceria entre técnica
e política - a integração entre a assessoria de comunicação e a diretoria das entidades", enquanto o jornalista especializado
em saúde, Ricardo Westin, falou sobre "Jornalismo, saúde, ética e poder".
Carlos Wilson de Andrade Filho, assessor de comunicação da Oxfam International/Brasil, apresentou o painel "Comunicação
alternativa: ainda há espaço para o panfleto?", enquanto a publicitária e professora Ângela Chaves, diretora da Link Propaganda,
abordou "Comunicação e planejamento". Mesa-redonda sobre "O uso das novas mídias e o exemplo do movimento de paralisação de
abril" teve como palestrantes Goetlhe Rasmos, assessor de TI do Conselho Federal, e Eduardo Santana, vice-presidente da Fenam
e que também fez abordagem sobre "O médico como produtor de conteúdo". "O desafio do movimento médico; como levar sua opinião
à sociedade" foi a temática da mesa-redonda de encerramento, sob coordenação do diretor de comunicação da Fenam, Waldir Cardoso,
e com participação de Paulo Henrique de Souza, assessor de comunicação do CFM.
Organização
A organização do III Encontro de Comunicação coube à Fenam, CFM, Sindicato dos Médicos de Santa Catarina e Conselho de
Medicina de SC, com apoio da AMB e dos demais sindicatos e conselhos regionais. Os presidentes das três entidades nacionais
formaram a mesa diretora da abertura do evento, juntamente com os presidentes do Cremesc, do Simesc e Associação Catarinense
de Medicina (instituições que, aliás, formam um colegiado estadual). O presidente do CFM destacou que a unidade das entidades
médicas, consolidada atualmente, é uma conquista importante para enfrentar os desafios comuns. O Conselho de Medicina do Paraná
esteve representado por seu presidente, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, e pelo assessor de imprensa Hernani Vieira, que também
são integrantes da comissão de comunicação do CFM.