27/02/2020

Encontro em São José dos Pinhais avalia trabalho médico e atenção à saúde local

Conselho de Medicina foi convidado a conhecer as iniciativas positivas implementadas e também as dificuldades da área assistencial do município, o sexto mais populoso do Paraná e que tem 200 médicos

Representantes do Conselho Regional de Medicina do Paraná Conselheiros do CRM-PR fizeram visita à Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, atendendo a pedido dos gestores locais. O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (26) e estiveram em pauta temas relevantes para atenção à saúde da população e do cotidiano da estrutura de prestação de serviços, incluindo medidas de segurança aos profissionais, responsabilidade técnica no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais e Unidades de Pronto Atendimento, dificuldades para manutenção de escalas de plantão presenciais e de sobreaviso e do próprio quadro funcional de médicos e, ainda, inconsistências no preenchimento de prontuários médicos.

clique para ampliarclique para ampliarReunião na Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais. (Foto: SMS/São José)

A questão da responsabilidade técnica nos serviços médicos tem uma das causas em plano de carreira própria do município, que prevê cargo remunerado mas com exigência de dedicação exclusiva e jornada diferenciada, provocando desinteresse na investidura da função. O CRM-PR colocou-se à disposição para oferecer parecer sobre o assunto, a partir de consulta oficial e com mais detalhamento. Sobre as dificuldades existentes na manutenção das escalas de plantão, foi observada a importância de formalizações contratuais com cláusulas específicas e transparentes, não deixando dúvidas sobre direitos e obrigações das partes.

O presidente do Conselho, Roberto Issamu Yosida, reiterou que a autarquia vem incrementando o seu programa de educação médica continuada, com o que os profissionais têm acesso irrestrito às atividades pelo meio presencial ou pela web. Além disso, destacou, o CRM-PR está à disposição para promover reuniões com os médicos locais e oferecer orientações éticas, inclusive as que se referem ao zelo com documentos médicos, como o correto preenchimento do prontuário, de grande importância para o acompanhamento assistencial de cada paciente e, ainda, para segurança do próprio profissional diante de eventuais intercorrências.

clique para ampliarclique para ampliarQuestões para melhorar o trabalho médico e com reflexo na assistência foram debatidos no encontro. (Foto: CRM-PR)

Durante as explanações feitas pelos representantes da Secretaria Municipal de sobre a estrutura de cobertura assistencial do município, hoje o sexto mais populoso do Estado, com mais de 320 mil habitantes e 200 médicos ali residentes, os conselheiros elogiaram a implementação do projeto pioneiro de Serviço de Informações de Óbito (SIO). De acordo com a secretária municipal, Débora Cristina Chemin, tem havido esforço no fortalecimento da atenção primária, inclusive para tentar conscientizar a população usuária sobre a otimização na busca pelos cuidados à saúde. Hoje, entende, praticamente 70% dos atendimentos no hospital municipalizado em 2016 e nas UPAs poderiam ser supridos na atenção primária.

Além da secretária Débora Chemin, participaram da reunião a diretora-geral da Secretaria Municipal, Keiko Yoshikawa; o diretor de gabinete João Veroni e a médica Chiu Yun Yu Braga, que desde dezembro último vem respondendo interinamente pela direção técnica do hospital. Representaram o Conselho o presidente Roberto Yosida, o secretário-geral Luiz Ernesto Pujol, o gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional, Carlos Roberto Naufel Junior, e ainda o delegado da Regional Metropolitana de Curitiba e do Litoral, Marcelo Henrique de Almeida, e o assessor Hernani Vieira. Esta foi a 31ª reunião da Comissão de Comunicação Institucional do CRM-PR.

No último dia 14, o CRM-PR prestigiou a formatura da 10ª turma do Programa de Residência Médica da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de São José (confira aqui). A solenidade ocorreu na Câmara Municipal. Foram formados 38 médicos de 11 especialidades. na oportunidade, o presidente Roberto Yosida reafirmou o compromisso do Conselho de contribuir em iniciativas que se voltem às condições para a melhor prática da Medicina em benefício da sociedade.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios