28/08/2018
Preparatório do 8º SNCTAF será nos dias 30 e 31 de agosto na Fiocruz; iniciativa é do Conselho Nacional de Saúde
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar Encontros Regionais Preparatórios para o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (8º SNCTAF) que integra as atividades rumo à 16ª Conferência Nacional de Saúde. As ações acontecem em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e são organizadas pela Escola Nacional dos Farmacêuticos. Os encontros vão ocorrer em cinco capitais brasileiras entre agosto e setembro de 2018, tendo começado por Manaus, nos dias 23 e 24/08.
A próxima etapa do evento será realizada em Curitiba, em 30 e 31 de agosto, na Fiocruz Paraná - Instituto Carlos Chagas. Para participar, é necessário preencher este formulário eletrônico até amanhã (29). As atividades, que também serão promovidas em Salvador (BA), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG), são voltadas aos membros do controle social brasileiro, ativistas sociais, acadêmicos, usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os eixos que serão abordados nos Encontros estão: Saúde das Pessoas com Deficiência; Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia.
Sobre o Simpósio e Conferência Nacional de Saúde
O 8º SNCTAF acontecerá em dezembro, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e se articula aos eixos: Saúde das Pessoas com Deficiência; e Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia. Neste sentido, o relatório dos Encontros Regionais realizados agora servirá de subsídio ao 8º SNCTAF, que, em seguida, levará suas contribuições para a 16ª Conferência, marcada para 2019.
O objetivo do simpósio é propiciar o debate sobre ciência e tecnologia, assistência farmacêutica e atenção à saúde das pessoas com patologia, qualificando a atuação e intervenção dos participantes sobre a organização do acesso da população aos medicamentos e as novas tecnologias em saúde por meio do SUS.
A 16ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento de participação social no Brasil e terá como tema central Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. No decorrer de 2018, o CNS deliberou que uma série de atividades aconteçam de forma articulada com questões transversais de equidade, saúde de pessoas com patologias, ciclos de vida, promoção, proteção e práticas integrativas, alimentação e nutrição e educação permanente - pautas que estarão presentes na Conferência.
Serviço