27/06/2017

Encontro das Delegacias Regionais debate temas do cotidiano médico

Violência contra profissionais nas unidades públicas de saúde foi um dos assuntos apresentados

clique para ampliar>clique para ampliarEncontro foi realizado pela primeira vez fora da sede. (Foto: CRM-PR)

A Delegacia de Maringá recebeu na manhã do último sábado (24 de junho) o 19.º Encontro da Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Paraná com os diretores das unidades regionais. Esta foi a primeira vez que a reunião ocorreu fora de Curitiba e contou com a participação de representantes de 12 das 16 Deregs. O evento teve lugar no auditório da sede da delegacia, que na véspera recebeu médicos, advogados e estudantes para um julgamento simulado.

O presidente do CRM-PR, Wilmar Mendonça Guimarães, fez a abertura do encontro, cabendo ao vice-presidente Roberto Issamu Yosida, na condição de coordenador das Delegacias Regionais, conduzir os trabalhos. Um dos temas colocados em destaque foi a sucessão de casos de agressões físicas e verbais contra médicos e demais profissionais de saúde em unidades públicas de diferentes pontos do Estado, sendo apresentado um fato recente ocorrido em unidade básica de Francisco Beltrão. A orientação aos médicos é que notifiquem documentalmente às Regionais e ao CRM-PR para as providências administrativas e legais, que incluem desde o desagravo aos ofendidos a denúncias nos organismos policiais.

A formação médica e a chegada no país de graduandos (em transferência do 5.º anos para fugir do Revalida) e graduados no exterior também mereceram análise, considerando os efeitos nocivos à população. A abertura indiscriminada de escolas médicas, sem condições de habilitar os alunos à pratica médica, mereceu críticas de todos os presentes. Hoje já são 280 os cursos, 174 deles abertos do ano de 2000 para cá (75 a partir de 2013).

A iniciativa dos integrantes da Delegacia Regional Metropolitana de Curitiba e Litoral, de promover reuniões presenciais com dirigentes de hospitais, UPAs e unidades básicas de saúde, foi apresentada como importante instrumento para conhecer as dificuldades dos estabelecimentos e as condições de trabalho oferecidas aos médicos. O vice-presidente Roberto Yosida sugeriu aos delegados que realizem reuniões mais frequentes com os profissionais de suas regiões para debater demandas de interesse da comunidade médica.

O diretor da Regional de Maringá, Marcio de Carvalho, manifestou a satisfação de a cidade ter recebido o primeiro encontro fora da Capital, o que muito prestigia os quase 2 mil profissionais que atuam na região. Diante da experiência positiva, o delegado de Londrina, Antônio Caetano de Paula, apresentou a proposta de a cidade receber a próxima edição, no mês de setembro. A decisão sobre o local do próximo encontro, porém, será tomada em reunião plenária do Conselho.

Além do presidente e do vice, a diretoria do CRM-PR foi representada no encontro pelos conselheiros Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral; Carlos Roberto Naufel Junior, 1.º secretário; Maurício Marcondes Ribas, corregedor-geral: Carlos Roberto Goytacaz Rocha, gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep); e Donizetti Dimer Giamberardino Filho, 1.º gestor do Defep e também conselheiro do Paraná no Conselho Federal de Medicina.

Das Delegacias Regionais, compareceram os diretores Artur Palú Neto (Apucarana), Rodrigo Seiga (Campo Mourão), Roberto Augusto Fernandes Machado (Cascavel), Irno Francisco Azzolini (Francisco Beltrão), Marcelo Henrique de Almeida (Metropolitana e Litoral), Hortência Pereira Vicente Neves (Paranavaí), Sandra Mara Oliver Martins Aguilar (Umuarama), Tatiana Menezes Garcia Cordeiro (Ponta Grossa), Ivan Garcia (Toledo) e o anfitrião Marcio de Carvalho. Também estiveram presentes os delegados Antonio Marcos Cabrera Gracia (vice-diretor de Guarapuava) e Antônio Caetano de Paula (Londrina). Justificaram ausência os diretores de Foz do Iguaçu, Pato Branco, Rio Negro e Santo Antonio da Platina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios