25/09/2015
CRM-PR foi uma das instituições apoiadoras do evento, que teve como tema em destaque "Conectividade total na saúde"
As palestras sob análise jurídica dos temas "Redes sociais nas relações de trabalho" e "Saúde, informação e autonomia" encerraram as atividades do Encontro Paranaense da Saúde 2015, nesta sexta-feira (25), no Teatro Positivo - Pequeno Auditório, na Universidade Positivo. Organizada pelas instituições representativas do setor hospitalar privado - Ahopar, Fehospar e Sindipar -, a quinta edição do evento teve mais uma vez o apoio do Conselho Regional de Medicina do Paraná. O tema em destaque foi "Conectividade total na saúde", abordando não apenas avanços tecnológicos como formação e integração multiprofissional.
O encontro foi aberto na noite de quarta-feira (23), em solenidade que teve as palestras do presidente da Associação Nacional dos Hospitais Privados, médico Francisco Balestrin de Andrade; o reitor da Positivo, economista José Pio Martins; e o procurador federal Júlio Carlos Motta Noronha, integrante da força-tarefa da Lava Jato e um dos articuladores da campanha "10 medidas contra a corrupção", que mostrou a importância da adesão da sociedade à proposta de iniciativa popular.
O presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, compôs o cerimonial de abertura, com saudação aos presentes e breve fala sobre relação médico-hospital. Também participaram do ato solene o presidente da Confederação Nacional de Saúde, médico Renato Merolli; o presidente da Associação dos Hospitais do Paraná, médico Benno Kreisel; e o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, médico Luiz Aramicy Pinto; além do procurador.
No programa cumprido na quinta-feira, 24, o conselheiro licenciado Gustavo Justo Schulz participou do Encontro como palestrante. Eme fez parte da mesa-redonda que debateu "Uma relação sinérgica entre operadora, prestador e médico". Gustavo Schultz, também diretor geral da FEAES, fez a análise sob o ponto de vista do profissional médico. Aldo Cabral Rossi Junior, diretor superintendente da Unidas/PR, e José Henrique Dias Salvador, diretor comercial da rede Mater Dei de Saúde, de Belo Horizonte, integraram os debates.
O evento teve mais de 600 inscritos e também contou com uma Feira de Produtos e Serviços, que teve 30 expositores
"Desafios da gestão com as novas tecnologias", "Abertura de capital estrangeiro na área de saúde" e "Rumo ao hospital digital: conectividade, desafios e perspectivas" foram outros temas debatidos na quinta-feira. Na manhã desta sexta, a grade incluiu "Dilemas éticos do mundo corporativo" e "Gestão de pessoas como diferencial para o sucesso das organizações". No período da tarde, dentro do VI Fórum de Direito Aplicado em Saúde, inserido no encontro, foram palestrantes Alessandra Barrichello Boskovic, mestre em direito econômico e socioambiental, e Jussara Maria Leal Meirelles, procuradora federal, foram as palestrantes.