08/07/2015
Secretário da Saúde anuncia que programa ajudou na redução da mortalidade materno-infantil
O IV Encontro da Rede Mãe Paranaense foi aberto na noite de terça-feira (7) no Expo Unimed, em Curitiba, em evento que marca os três anos de implantação do programa e que reúne aproximadamente 1,4 mil pessoas, entre gestores e profissionais de saúde. A abertura teve a distribuição de mil enxovais para gestantes da Região Metropolitana de Curitiba, que vão beneficiar mães em situação de vulnerabilidade social e que estão cadastradas no programa Família Paranaense. As atividades do encontro serão encerradas nesta quarta-feira (8).
O evento inaugural teve a coordenação do secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto, e foi prestigiada, com a composição da mesa, pela secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; coordenadora da Rede Mãe Paranaense, Márcia Huçulak; presidente do Conselho de Medicina do Paraná, Luiz Ernesto Pujol; presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, Gilberto Pascolat; e representante da Sogipa, Regina Celi Piazzetta; dentre outras autoridades.
Em sua fala, o secretário Michele Caputo Neto disse que a queda da mortalidade materna nos últimos quatro anos foi de 34%. No mesmo período, assinalou, o índice de mortalidade infantil decresceu de 12,15 para 11,19/mil nascidos vivos. Neste exercício, conforme o secretário, serão investidos R$ 495 milhões na implantação e consolidação da Rede Mãe Paranaense. Os recursos são aplicados em estrutura física, capacitação de recursos humanos e custeio dos serviços de saúde que são referência na atenção materno-infantil.
A secretária Fernanda Richa, por sua vez, anunciou que ainda no segundo semestre será implantado projeto-piloto que vai garantir que os bebês paranaenses saiam da maternidade já com o documento de identidade (RG) em mãos. Na primeira etapa, o projeto será desenvolvido em cinco maternidades: Mater Dei (Curitiba), Maternidade Lucilla Ballalai (Londrina), Hospital Universitário de Cascavel, Hospital Evangélico de Ponta Grossa e Santa Casa de Maringá. A medida é fruto de um trabalho conjunto promovido por secretarias estaduais de Segurança, Justiça, Saúde e Desenvolvimento Social.
Outra medida anunciada durante o evento foi a entrega de nove aparelhos de ultrassom, no valor de R$ 88 mil cada, para reforçar a estrutura de seis hospitais e três ambulatórios vinculados à Rede Mãe Paranaense. Os equipamentos vão para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz (Medianeira), Hospital do Trabalhador (Curitiba), Hospital Municipal de São José dos Pinhais, Maternidade Municipal da Lapa, Maternidade Municipal Lucilla Ballalai (Londrina), Hospital Norospar (Umuarama), Centro Mãe Paranaense do Cisamusep (Maringá), Centro Mãe Paranaense do Cismepar (Londrina) e Centro Mãe Paranaense do Cisvir (Apucarana).