02/12/2020

Empossada nova diretoria da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho

Prof. Edevar Daniel assume a presidência e apresenta propostas para a gestão no próximo biênio; ele sucede ao Dr. José Ricardo Facin Ferreira

A nova diretoria da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho – APAMT – foi empossada em reunião plenária virtual realizada em 30 de novembro último. O novo presidente é o Prof. Edevar Daniel, que sucede ao Dr. José Ricardo Facin Ferreira no cumprimento do biênio 2020-2022. A eleição tinha sido realizada em 13 de novembro também pelo formato virtual.

A cerimônia de posse dos novos diretores teve as participações da Dra. Rosylane Rocha, presidente da ANAMT; do Dr. Ricardo Martins, vice-presidente da região Sul da ANAMT; e da Dra. Tatiana Rigotti, presidente da ACAMT. Funcionou como moderador dos trabalhos o Dr. Paulo Zétola, ex-presidente da APAMT.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Edevar, o novo presidente. (Foto: Arquivo)

Em sua mensagem de despedida da presidência, o Dr. Ricardo relembrou que, em 2011, quando era diretor científico da SOGAMT, reuniu-se com os presidentes da APAMT e ACAMT, Dra. Letícia e Dra. Denise, para iniciar a integração do Sul. Dois anos depois, ressalta, reuniram-se novamente, desta feita com o Dr. Paulo Zétola, então presidente da APAMT, “e, de lá para cá, a parceria entre os três Estados só tem crescido”. O dirigente ressaltou a satisfação de representar junto à ANAMT as três federadas do Sul, tendo se colocado à disposição da nova gestão da APAMT, bem como da ACAMT e da SOGAMT, para dar apoio incondicional a todas as ações da APAMT. “Que seja uma diretoria muito profícua como todas”, desejou.

A presidente da ANAMT, Dra. Rosylane Rocha, ressaltou que se deve sempre seguir os bons exemplos, destacando a conduta do Sul de trabalhar em conjunto, “o que fortalece a região e deve servir de exemplo para as demais regionais”. Falou também da necessidade de todas as Regionais estarem unidas com a ANAMT e, ainda, elogiou a participação ativa do Dr. José Ricardo Facin nas reuniões do conselho deliberativo.

A presidente da Associação Nacional também mencionou alguns desafios que todos têm pela frente: o fortalecimento da especialidade e a necessidade de enxergar dentro das ameaças oportunidades de crescimento para a especialidade, a quebra de paradigmas e aproveitar os meios virtuais para levar mais material, mais conteúdo de conhecimento para os colegas médicos que estão afastados, no interior, e investir na capacitação virtual, dando a eles a oportunidade de novos conhecimentos e de atualização continuada.

“Parabenizar o Dr. Facin e toda a diretoria pelo o que a APAMT tem sido. Aliás, é tradição, a APAMT é uma das federadas fortes que a Nacional tem e que a medicina do trabalho necessita. É tradição que tenham feito um trabalho de excelência; não vai ser diferente com o Edevar e a sua nova diretoria. Tenho certeza que vai ser um sucesso absoluto. Contem com a ANAMT, pois nós estamos juntos”, declarou.

O Dr. José Ricardo Facin agradeceu a todos que deram suporte a ele e para a associação, tendo destacado o trabalho da Dra. Rosylane e dirigido especial agradecimento ao Dr. José Francisco, que lhe deu todo o apoio desde que veio para Curitiba; ao Dr. Paulo, que o convidou para fazer parte da sua gestão, e ao Dr. Guilherme Murta, que o convidou para ser diretor financeiro na sua gestão e o incentivou a assumir a presidência em 2019/20.

O ex-presidente fez um balanço das atividades realizadas nos últimos dois anos, destacando o I Simpósio Sul-Brasileiro de Saúde Ocupacional, um evento inovador que, devido à pandemia, foi feito de forma totalmente virtual, “o qual foi um grande sucesso”. E reiterou o agradecimento aos Drs. Edevar e Murta pelo incentivo e apoio na realização do evento nessa modalidade. “O meu recado é esse: eu espero que a APAMT continue nessa visão de buscar parcerias, seja de quem for, para o engrandecimento da nossa Associação. Essa que é a minha visão; com certeza o Edevar, como já falei, montou uma equipe fantástica e tem tudo para dar sequência nesse projeto”, finalizou.

clique para ampliarclique para ampliarPosse da nova diretoria. (Foto: Reprodução)

O novo presidente iniciou seu discurso agradecendo o prestigiamento da solenidade e se solidarizou com todos que estão sofrendo pela perda dos entes queridos, pela perda de emprego, de renda e pelas dificuldades de suas empresas, e para os profissionais de saúde, em especial os médicos do trabalho, que com abnegação e coragem se encontram diariamente no enfrentamento da pandemia.

Depois, apresentou os novos diretores e destacou algumas metas da nova gestão, com o objetivo de dar continuidade no desenvolvimento técnico e científico dos associados da APAMT e fortalecer a participação social e valorização do médico do trabalho. São suas propostas: manter o aperfeiçoamento continuado da prática profissional por meio de estudo e qualificação permanente dos médicos do trabalho, realizar intercâmbio com as associações regionais e internacionais, representantes das organizações sindicais e sociais dos trabalhadores, com servidores dos órgãos públicos com responsabilidades sobre as políticas públicas relacionadas à saúde e segurança; agrupar médicos que exerçam a medicina do trabalho em seus aspectos teóricos, didáticos e práticos, assim como os profissionais de áreas afins; promover e participar de congressos, jornadas, seminários, e outras reuniões científicas no âmbito da especialidade de medicina do trabalho; manter e ampliar a parceria com as irmãs federadas do sul; promover e aprimorar a parte cultural técnica dos seus membros, incentivando-os sempre à pesquisa; promover a profissão do médico do trabalho, inclusive nos aspectos sociais e trabalhistas junto aos trabalhadores de empresas, sindicatos, associações e outras instituições; participar das atividades de ensino e curso de medicina do trabalho; e lidar com outras questões sempre importantes para a qualificação e crescimento da especialidade de medicina do trabalho.

“Que estes dois próximos anos tragam avanços e que a nossa gestão consiga trazer para a nossa associação o crescimento expressivo para a entidade e para toda a classe que ela representa”, finalizou.

O presidente
Edevar Daniel é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Medicina do Trabalho, Cardiologia e Saúde Coletiva, títulos concedidos, respectivamente, pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Pontífice Universidade Católica do Paraná. Também possui Mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná e desde 1998 atua como professor adjunto desta instituição.

Nova diretoria

Presidente: Edevar Daniel

Vice-Presidente: Geraldo Celso Rocha

Diretor Administrativo: Laryssa Reimann Leoni

Diretor Administrativo Adjunto: Rogério Anthony Rogenski

Diretor Financeiro: Raffaello Popa Di Bernardi

Diretor Financeiro Adjunto: Eliana Figueiredo Cheke

Diretor Científico: Juliano de Trotta

Diretor do Interior: Ana Carolina Schiavon

Diretor Social: Claudia Villamil Rios

Diretor de Comunicação: Flávia Regina G. C. Almeida

Conselho Consultivo de Ex-presidentes: Dr. José Ricardo Facin Ferreira e Dr. Paulo Roberto Zétola

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios