05/03/2010

E-mail avisa data de vacina antigripe

Interessados em receber mensagem podem fazer cadastro em sites; no dia indicado, o lembrete será enviado.
A campanha de vacinação contra a gripe suína começa na segunda-feira com um forte aparato de comunicação. Para garantir o comparecimento das pessoas aos postos, o Ministério da Saúde montou um esquema que envolve distribuição de 100 mil cartazes e folders, uma campanha publicitária, veiculada desde ontem, e uma novidade: avisos por e-mail.

Interessados em receber a mensagem do governo poderão fazer, a partir de segunda-feira, um cadastro em sites comerciais onde a campanha será veiculada. Na data indicada, eles receberão um lembrete sobre a necessidade de vacinação.

Outra tática avaliada é o envio de torpedos informando o calendário da campanha. Segundo o Ministério da Saúde, as negociações com operadoras telefônicas estão em andamento.
Esta é a maior campanha já realizada no País: 91 milhões de pessoas serão vacinadas - praticamente metade da população brasileira. Somente com vacinas será gasto R$ 1,3 bilhão. O ministério não divulgou ontem quanto será investido na campanha publicitária.

"Praticamente todas as famílias brasileiras vão vacinar um ou mais integrantes. Por isso é importante que elas fiquem atentas à veiculação das informações sobre o momento certo de se vacinar", afirmou ontem o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Com toda essa dimensão, há um fantasma que o governo tenta a todo custo afastar. O risco de as pessoas não aderirem à campanha, a exemplo do que aconteceu na Europa. Países europeus viram-se às voltas com milhões de doses encalhadas do imunizante. Ao contrário das previsões, a segunda onda da gripe suína no Hemisfério Norte foi mais branda do que a registrada no ano passado. Diante dessa constatação e da suspeita de que especialistas tenham exagerado nas previsões, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou, há menos de dez dias, uma reunião para avaliar a possibilidade de declarar a transição da pandemia para uma fase pós-pico - uma espécie de transição para estágio mais leve da epidemia. Uma das razões para essa mudança não ter ocorrido foi justamente o receio de prejudicar as campanhas no Hemisfério Sul.

O Ministério da Saúde afirma que no Canadá, Estados Unidos e México a adesão foi adequada. O órgão espera que o exemplo desses países e a boa aceitação de brasileiros às campanhas colaborem para uma boa cobertura vacinal. "São realidades distintas. O fato de a segunda onda ter sido mais branda na Europa não significa que acontecerá o mesmo no Brasil. Além disso, temos experiência com grandes campanhas. Tenho certeza que a população vai comparecer", disse Temporão.


VACINAÇÃO

Na semana passada, o governo anunciou a entrada de um novo público-alvo na campanha - adultos entre 30 e 39 anos. Eles serão imunizados na quinta etapa da vacinação.

A primeira etapa começa na segunda-feira, com a vacinação de profissionais de saúde e indígenas. Segundo o ministério, mulheres que engravidarem depois da etapa prevista para seu grupo de vacinação - entre os dias 22 deste mês e 21 de maio - poderão ser vacinadas até o fim da campanha nacional.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Tomar a vacina contra a gripe suína elimina a necessidade de se vacinar contra a gripe sazonal?

O único grupo que terá de tomar as duas vacinas é o dos idosos com doenças crônicas. Na rede pública, eles receberão as duas doses no mesmo dia. Idosos saudáveis só precisarão da vacina contra a gripe sazonal
Como será a vacinação das crianças entre 6 meses e 2 anos?
Elas serão vacinadas na segunda fase da campanha. Entre os dias 22 deste mês e 2 de abril, elas recebem meia dose. A outra meia dose deve ser tomada 21 dias após a primeira.


As clínicas particulares oferecerão a vacina contra a gripe suína?

Sim, elas foram autorizadas pelo governo a importar a vacina. O ministério recomenda que as línicas utilizem os mesmos critérios de público-alvo definidos para a rede pública. Mas elas poderão disponibilizar a vacina para todos, pois se trata de uma orientação.


Por que o governo estendeu a vacinação para os adultos saudáveis entre 30 e 39 anos?

A expansão do público-alvo da campanha foi um reflexo da demanda mundial pelo imunizante. Com o aumento da oferta, o governo decidiu ampliar a vacinação para o grupo vulnerável à doença que havia ficado de fora quando a campanha foi planejada.


Fonte: O Estado de São Paulo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios