16/01/2020
Encontro com governador em exercício e secretário estadual de saúde avalia esforços para a boa prática da Medicina e qualidade assistencial à população
O quadro diretivo do Conselho Federal de Medicina realizou na última quarta-feira (15) visita oficial ao Conselho do Paraná, a primeira a um Regional desde a sua posse, ocorrida em 1º de outubro. Além de uma reunião ordinária interna e uma plenária temática especial, os conselheiros federais participaram de uma audiência com a chefia do executivo estadual, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na oportunidade, recepcionados pelo vice-governador Darci Pìana e pelo secretário estadual da saúde, médico Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, exaltaram a importância de estreitamento das relações com os gestores públicos para a boa condução das políticas de saúde em benefício da sociedade.
O encontro foi agendado pelo presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, com propósitos de apresentar os conselheiros federais investidos de funções de direção para cumprir a primeira metade do mandato geral de cinco anos e, ainda, reiterar compromissos em defesa da Medicina, de seus princípios éticos e da dignidade profissional do médico, contribuindo assim para o melhor na atenção à saúde e bem-estar da população. Na pauta, mereceram destaque os esforços conjuntos de prevenção, assistência e reabilitação, bem como a qualidade da formação médica ante à acelerada abertura de cursos sem estrutura e necessidade social.
A comitiva do CFM teve à frente o seu presidente Mauro Luiz de Britto Ribeiro, representante do Mato Grosso do Sul e que esteve acompanhado do 1º vice-presidente Donizetti Dimer Giamberardino Filho, do Paraná; do 2º vice, Alexandre de Menezes Rodrigues (Minas Gerais); da secretária-geral Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro (Acre); da 2ª secretária, Tatiana Braganca de Azevedo Della Giustina (Rio Grande do Sul); do tesoureiro José Hiran da Silva Gallo (Rondônia); do 2º tesoureiro, Salomão Rodrigues Filho (Goiás); do corregedor José Albertino Souza (Ceará); e a vice-corregedora Helena Maria Carneiro Leão (Pernambuco).
CONFIRA NOTÍCIA DO PORTAL DA SECRETARIA DA SAÚDE SOBRE A VISITA DOS CONSELHEIROS.
A reunião com o governador em exercício e o secretário Beto Preto contou ainda com as presenças dos conselheiros do Paraná e também diretores Hélcio Bertolozzi Soares, Fabio Luiz Ouriques, Carlos Roberto Naufel Junior e José Knopfholz. Também estiveram presentes os médicos Cesar Augusto Neves Luiz, do gabinete da diretoria da SESA, e Geci Labres de Souza Junior, diretor-geral do Complexo Hospitalar do Trabalhador, um dos principais serviços assistenciais públicos do Paraná.
Ao fazer a abertura da reunião, o presidente do CRM-PR realçou a importância da escolha de Beto Preto para gerir a área de saúde, por sua experiência e plena interação com o segmento prestador de serviços. Roberto Yosida também falou do engajamento da classe médica nas iniciativas para melhorar os indicadores de saúde, como as campanhas de vacinação e de orientação para minorar os impactos das doenças negligenciadas. O presidente do CFM, Mauro Ribeiro, exibiu a preocupação da classe e da sociedade de modo geral com a chegada de profissionais despreparados ao mercado, citando a multiplicação das escolas tanto no Brasil quanto nos países limítrofes, que atraem brasileiros pelo baixo custo de seu ensino, proporcional à qualidade do processo formador.
O vice-governador e o secretário disseram comungar das mesmas preocupações do CFM e dos Regionais no que tange a uma assistência pública acessível e de qualidade à população, tendo manifestado conjunto de ações já empreendidas no Paraná, como o fortalecimento de unidades próprias, a liberação de recursos para obras de unidades básicas, hospitais municipais, equipamentos e veículos em diversas localidades e a adoção de política intersetorial para melhor atenção ao processo de envelhecimento populacional, em projeto piloto que ganha corpo no Estado. Destacaram, ainda, a importância das parcerias com as instituições hospitalares privadas na cobertura assistencial.
Ao término do encontro, em entrevista ao setor
de comunicação do Governo, o presidente do CFM declarou: “Discutimos a formação de médicos
e o processo de regionalização, que é também defendida pelo Conselho. Ficamos muito impressionados
com o que vem sendo feito aqui no Paraná. Ficamos muito otimistas com a política pública aqui no Estado”,
referindo-se à estratégia de regionalização vem sendo colocada em prática com o fortalecimento
dos consórcios intermunicipais de saúde a partir da elevação dos investimentos. Mauro Ribeiro
ainda endossou o pleito do CRM-PR, para que o governo não sacrifique ainda mais suas dotações orçamentárias
para implementar mais uma escola médica estadual, como promessa feita pela gestão anterior para a região
Norte do Paraná. O Estado já conta com 21 escolas de Medicina, com mais de 2 mil vagas de ingressantes.
Dentro do processo de gestão itinerante do CFM, a nova diretoria seguiu na manhã desta quinta-feira (16) para Porto Alegre, para realização de sessão plenária com os conselheiros do Rio Grande do Sul.