15/06/2022
Em momento de reflexão de mudança de posição na vida pública, ex-gestora da Saúde de Curitiba agradece parceria no enfrentamento da pandemia e aborda os outros desafios que precisam ser enfrentados
O Conselho Regional de Medicina do Paraná recebeu na tarde desta terça-feira, 14 de junho, em sua Sede, a visita da ex-secretária de saúde e atual assessora técnica da Prefeitura Municipal de Curitiba, Marcia Huçulak. O encontro serviu para agradecimento mútuo pela parceria entre as duas entidades na gestão do enfrentamento da pandemia da Covid-19. Marcia havia assumido o comando da SMS de Curitiba em 2017, quando sucedeu ao Dr. João Carlos Baracho, e deixou a função em abril último. A Pasta agora tem a titularidade de Beatriz Battistela Nadas, que respondia pela superintendência executiva.
“O Conselho ajudou muito numa série de recomendações de saúde pública, na elaboração de protocolos de outras doenças, também tão necessários para o manejo ideal e treinamentos. Também foi muito parceiro quando chegou a hora de vacinar a população”, reforçou Marcia, que tem quase 36 anos de carreira no serviço público municipal e deixou a função de secretária para cumprir o prazo fixado pela Justiça Eleitoral para que agentes públicos deixem as funções para possíveis candidaturas.
Em sua fala de boas-vindas o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida, agradeceu a visita e falou sobre como a pandemia teve o lado positivo de aproximar as instituições, com todos focados em um objetivo comum. Ele reforçou que, com o arrefecimento da doença, além de manter os cuidados necessários, outros temas de grande relevância para a saúde pública merecem atenção especial, como a violência contra profissionais da saúde. Citou que foram inúmeros os casos que ganharam a mídia nos últimos meses e que impactam diretamente a prestação dos serviços e o atendimento à população.
Roberto Yosida citou, ainda, a preocupação do Conselho com a abertura indiscriminada de novas escolas de Medicina, bem como com propostas que incentivam a realização de um Revalida estadual, processo que já é estabelecido nacionalmente, e com invasões de competências médicas (Ato Médico). Impostos, como ISS, e outros devidos pelos profissionais também foram abordados pelo presidente do CRM-PR.
Marcia Huçulak, que já foi assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conass) e diretora administrativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), falou da disposição de trocar a possível aposentadoria por tempo de serviço para atender ao chamado de ir para uma nova frente tão relevante para o futuro do Estado e do País. E reiterou: “Além de manter a atenção com a Covid, é hora de discutir os desafios da saúde pública que todos precisamos encarar”.
Instada por segmentos políticos a “mudar de posição na vida pública”, postulando cargo eletivo no legislativo estadual, Marcia Huçulak confirmou que esta é uma possibilidade real para emprestar a sua experiência e disposição. No atual momento, diz, como servidora de carreira da Prefeitura continua colaborando com as ações da municipalidade. Enfermeira por formação, ela ingressou no serviço público em setembro de 1986.
Durante o contato com os conselheiros do CRM-PR, a ex-secretária lamentou os casos de violência sofridos pelos profissionais de saúde, lembrando que quem está na ponta acaba sendo culpado por questões que nada têm a ver com a efetiva prestação do serviço. Assim, colocou-se mais uma vez à disposição para apoiar o Conselho em quaisquer iniciativas que se mostrem necessárias.
Finalizando a reunião, o secretário-geral do CRM-PR, Dr. Luiz Ernesto Pujol, agradeceu a visita e lembrou da importância de se manter o diálogo entre as instituições pelo bem comum da população e funcionamento dos serviços. Em sua mensagem final, a ex-secretária municipal expressou que a reunião foi “das mais produtivas” e que “deixo meu abraço e agradecimento a todos os grandes médicos que participaram do encontro”.
Também participaram da reunião o conselheiro-gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), Dr. Carlos Roberto Naufel Junior; o tesoureiro, Dr. Fábio Luiz Ouriques; o assessor jurídico Antonio Celso Cavalcanti de Albuquerque e a coordenadora de comunicação, Bruna Bertoli Diegoli.