25/09/2012

Em sabatina, Luciano Ducci exalta modelo de saúde de Curitiba

Candidato à reeleição apresenta propostas de seu plano de governo, que inclui reforço à estrutura de serviços e valorização do médico.



Candidato à reeleição pela coligação "Curitiba sempre na frente", o prefeito Luciano Ducci foi sabatinado na noite de segunda-feira, 24, por representantes das instituições médicas e dos estabelecimentos de serviços de saúde da Capital. O encontro, que ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná e teve transmissão online pela internet, faz parte do ciclo de debates com os postulantes ao Executivo de Curitiba, que começou com Rafael Greca no dia 10 e que termina na quinta-feira, 27, com Gustavo Fruet apresentando suas propostas para área de saúde. A série é aberta a todos os médicos interessados e as gravações estarão disponíveis em breve no site do Conselho.


Luciano Ducci, que é médico e funcionário de carreira da prefeitura há 25 anos, usou a primeira meia hora do encontro para destacar as ações realizadas nos últimos anos no setor de saúde de Curitiba e algumas de suas propostas. Depois, em igual período, respondeu as perguntas encaminhadas previamente por médicos e dirigentes hospitalares, que envolveram, dentre outras, o desabastecimento na atenção à saúde mental, desoneração tributária, capacitação e educação continuada, revisão de plano de carreira médica, violência contra profissionais de saúde nas unidades periféricas e o legado que será deixado com a realização de etapa da Copa do Mundo de futebol em 2014, para ele com muitos benefícios à população.



Reivindicações


Na análise dos participantes, o candidato mostrou coerência com formulação de seus projetos, considerando a realidade orçamentária para a saúde, abordou todos os questionamentos e assegurou receptividade às propostas a serem encaminhadas pelas instituições afins, desde que adequadas aos requisitos legais. O prefeito garantiu que iria solicitar estudos sobre a viabilidade da redução da alíquota do ISS da saúde, hoje um dos maiores do país, e da tributação aos médicos impelidos a migrar de autônomos para pessoa jurídica. Aproveitou para destacar a iniciativa recente que regulamentou legislação para readequação urbanística dos hospitais, feito de grande aceite e repercussão na rede de serviços de Curitiba.


Na abertura da reunião, às 20h, o presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, realçou a saúde como prioridade da população, atestada por pesquisas oficiais, e sobre a importância do debate neste processo democrático, com as instituições representativas cumprindo seu papel de defesa da cidadania e se dispondo, ainda, de contribuir para moldagem da plataforma das propostas para saúde dos candidatos. Luciano Ducci declarou-se à vontade para discutir com ênfase, responsabilidade e transparência as demandas da saúde, em especial na "Casa do Médico", por ser um profissional da área, ser casado com uma médica, ter uma filha médica e um filho cursando Medicina. Pela experiência, ainda, declarou-se "o mais preparado" para consolidar um sistema que é referencial em saúde no Brasil, citando sua envergadura por dar atenção a 100 mil pessoas por hipertensão, 60 mil com diabetes, 50 mil na saúde mental, entre outros grupos cadastrados.



Iniciativas


No diagnóstico sobre Curitiba, o candidato à reeleição fez questão de destacar a cidade por suas inovações e soluções, que gera orgulho para seus cidadãos. Enfatizou que foi a capital que mais diminuiu pobreza e desemprego no país, o que a alçou ao 4.º maior PIB, tendo como reflexo os melhores indicadores em saúde, qualidade de vida e educação, além de menores taxas de mortalidade maternal e infantil. Sobre o sistema de saúde, lembrou que são aproximadamente 400 mil consultas médicas e mais de 13 mil internações a cada mês e que, neste universo, algumas intercorrências acabam sendo exploradas de modo a ofuscar todo resultado resolutivo. Exemplificou a implantação do Protocolo de Manchester, que visa a classificação de risco e que, por razões óbvias, desagrada aqueles que são levados ao maior tempo de espera.


O atual prefeito disse ter na área de urgência e emergência uma de suas prioridades, por ter chegado ao limite. Além dos investimentos que vêm sendo feitos, citou o protocolo recém-assinado para construção do PS da região norte, com 250 leitos e em parceria com as Faculdades Pequeno Príncipe, e de outras três unidades 24 horas a serem incorporadas, bem como a transformação do Hospital Bairro Novo em unidade especializada de gineco-obstetrícia (Hospital da Mulher) e reforço aos equipamentos atuais para suprir a demanda eletiva reprimida, em especial de ortopedia. Luciano Ducci destacou que a prefeitura vem gastando 18% de seu orçamento em saúde, mais que o limite constitucional, e que em 2012, pela primeira vez o Estado terá alcançado o seu patamar de 12%, faltando assim a reciprocidade do governo federal que, ao contrário, nos últimos anos vem reduzindo os valores per capita.



Investimentos


Questionado sobre recente entrevista, onde, das 13 propostas priorizadas, nove envolviam construção ou reformas de espaços físicos para atenção à saúde, o candidato disse ser possível viabilizá-las com suporte do Ministério da Saúde. Também não descartou a possibilidade de ampliar os leitos disponíveis, a partir de contratação da rede privada. Porém, disse que os valores dos serviços a serem pagos seriam de acordo com a tabela do SUS. Na área de saúde mental, a nova política do governo federal e redução de recursos, reconheceu os sérios problemas na desassistência, sobretudo no enfrentamento do crack e outras drogas. Em parceria com os governos estadual e federal, explicou que está em curso a implementação de um projeto alicerçado no trinômio autoridade, prevenção e assistência. Disse que até o ano que vem quatro Caps II passarão para III, com atendimento 24h, com reforço de geração de pelo menos mil leitos em comunidade terapêutica.


Lembrando que o funcionalismo envolve 42 mil pessoas e que os benefícios devem ser planejados, Luciano Ducci entende que a carreira médica vem sendo valorizada e que assim continuará como forma de atrair mais profissionais para suprir os projetos existentes. Disse que houve incorporação da gratificação aos médicos e que no PSF, por exemplo, com jornada de 40h semanais, a remuneração chega a R$ 12 mil. Se reeleito, garantiu que iria "arrumar os arranjos das duas últimas décadas" no plano de carreira. Destacou ainda que a consolidação da fundação pública, para contratação de médicos, após a interrupção de convênio com os hospitais-escola, vem sendo positiva e que o processo teve reflexos na demanda da assistência. Ao finalizar, disse que os desafios à saúde são muitos e que, mesmo depois de quatro anos, novas demandas se apresentarão, resultado até mesmo do aumento da expectativa de vida do curitibano e de novas incorporações de serviços e tecnologias.



Debates no CRM


O debate com os candidatos começou no dia 10, com a presença do peemedebista Rafael Greca. No dia 17 estava prevista, conforme sorteio e acordo entre assessores dos candidatos, a presença de Ratinho Junior. Ele não pôde comparecer, justificando outro compromisso inadiável. Luciano Ducci esteve nesta segunda-feira, estando Gustavo Fruet convidado para quinta, 27, das 20 às 21. Os médicos foram convidados a participar, com a convocação sendo feita via Portal, boletim eletrônico e SMS. Para o acompanhamento pela internet, o acesso é livre.


Na sabatina de segunda-feira, além do presidente Alexandre Bley e do vice Maurício Marcondes Ribas, estiveram presentes conselheiros do CRM e médicos convidados; o vice-presidente da AMP e da Região Centro-Sul da Associação Médica Brasileira, José Fernando Macedo; o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Hélio Germiniani; o presidente da Associação dos Hospitais do Paraná, Benno Kreisel; o presidente do Sindipar e vice da Fehospar, Luis Rodrigo Milano; e o secretário-geral do Simepar, Darley Rugeri Wollmann Junior, que entregou uma pauta de reivindicações a Luciano Ducci.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios