25/06/2021

Em entrevista à CBN, conselheiro fala sobre pandemia, medidas de prevenção e perdas na Medicina

Prof. José Knopfholz diz que morte de médico de 44 anos, sem comorbidade e vacinado, serve de alerta para que não se deve baixar a guarda na observância dos cuidados contra a doença, ainda mais sob os elevados índices atuais

O atual cenário da pandemia no Paraná, com seus efeitos e desgaste entre os profissionais de saúde e também a 78.ª morte de médico, foi o tema em destaque de entrevista na Rádio CBN Curitiba, na tarde de quinta-feira (24). O conselheiro e 2.º corregedor José Knopfholz foi o entrevistado da jornalista Maíra Gioia, durante quase 8 minutos da edição da tarde da CBN.

CONFIRA A NOTÍCIA; OUÇA A ENTREVISTA

Mereceu atenção a morte do ortopedista Leonardo Oliveira Nobre, de 44 anos e que, além de não ter indicativos de comorbidades, estava imunizado com as duas doses da vacina. O médico teve complicações pela Covid-19 na sexta-feira passada e foi internado, falecendo esta semana em Curitiba. O conselheiro José Knopfholz, que é cardiologista e professor de curso de Medicina, assinalou que mesmo com a redução de risco para a doença àqueles que se vacinaram, não se pode diminuir os cuidados, sendo importante seguir as recomendações sanitárias que incluem o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento.

O médico entrevistado realçou o elevado desgaste entre os profissionais de saúde, sejam os de linha de frente no combate à pandemia ou os demais que igualmente estão empenhados em ações assistenciais e suscetíveis de contágio e dos abalos emocionais pertinentes. O Dr. José Knopfholz lembrou que já são 15 meses de enfrentamento da doença e que os índices ainda estão muito elevados, daí a importância de a população continuar contribuindo, fazendo a sua parte no atendimento às medidas de prevenção.

Questionado sobre de que forma o Conselho de Medicina tem contribuído para superação do atual momento, o conselheiro assinalou que o Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional tem sido atuante para cumprimento dos requisitos de segurança aos profissionais nos ambientes de trabalho. Acentuou ainda que, dentro do Programa de Educação Médica Continuada, o CRM-PR tem aproximado as especialidades e escolas médicas para ampliar o conhecimento e melhorar a resposta na assistência. Citou ainda que, através de alertas sequenciais, o Conselho tem levado à sociedade mensagens importantes sobre os diferentes momentos da pandemia.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios