28/04/2017

Em debate temas relevantes e polêmicos do cotidiano médico

Ciclo de palestras da Delegacia de Rio Negro foi realizado em parceria com o Cremesc, na cidade de Mafra (SC)

clique para ampliar>clique para ampliarAo todo, evento reuniu 72 participantes nos dois dias de palestras. (Foto: CRM-PR)

O Ciclo de Palestras da Delegacia Regional de Rio Negro/Mafra foi realizado na noite de 28 e manhã de 29 de abril, integrando o Programa de Educação Continuada do Conselho Regional de Medicina do Paraná. A iniciativa teve o apoio do Conselho de Santa Catarina, que em convênio com o Paraná compõe aquela regional de divisa e também a de Porto União/União da Vitória. Os trabalhos tiveram lugar no Hotel Susin, em Mafra (SC), com 43 participantes, em sua maioria médicos com atuação nos municípios da região.

Foram palestrantes os Prof. Antônio Silveira Sbissa, conselheiro de Santa Catarina, e Thadeu Brenny Filho, conselheiro do Paraná, que em suas palestras abordaram questõies éticas e também algumas polêmicas da atualidade médica, como a quebra de sigilo médico a partir da divulgação de documentos médicos nas mídias sociais e a judicialização da Medicina.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Nelson e Dr. Thadeu. (Foto: CRM-PR)

O Prof. Nelson Grisard, que este ano assumiu a presidência do Conselho de Medicina de Santa Catarina, prestigiou as atividades e também participou dos debates. Ao apresentar o “Manual de Orientação Ética e Disciplinar”, livro editado sob a sua coordenação, fez a cessão de exemplar para a biblioteca do CRM-PR. Formado pela Universidade Federal do Paraná em 1961, ele é especialista em Pediatria, Neonatologia e Perinatologia. Foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria.

Ciclo de palestras

Os ex-diretores da Regional de Rio Negro, Jacy Gomes e Militino da Costa Júnior, ao lado do Prof. Nelson Grisard, fizeram a recepção dos participantes e a abertura dos trabalhos, face a impossibilidade da presença do atual diretor, Dr. Claudio Veiga Lopes. A palestra magna foi proferida pelo Prof. Antônio Silveira Sbissa, abordando o tema “A relação médico-paciente”, tendo discorrido sobre a heterogeneidade dos pacientes atendidos no dia a dia dos consultórios e os muitos conflitos, o que permitiu positiva interação entre os presentes.

A primeira versou sobre “Atestados médicos: polêmica entre declarações, atestados e perícias”, na qual teve a participação de assessor jurídico do Cremesc para esclarecer algumas dúvidas. A fala seguinte, sobre “Prontuários médicos”, trouxe à tona a discussão sobre a apresentação nas mídias sociais de exames e casos clínicos de personalidades nacionalmente conhecidas, sendo a última dela a mulher do ex-presidente Lula, que deu origem ao chamado “projeto Maria Letícia”, apresentado no Congresso pelo deputado federal Jorge Solla. A proposta de lei tem por base aspectos da Lei Carolina Dieckmann, assim denominada pelo desdobramento de violação da intimidade da artista a partir de fotos vazadas no mundo virtual.

A palestra de encerramento teve como tema “Polêmica em relação à prescrição de medicamentos que não constam no SUS”. Na abordagem, o conselheiro Thadeu Brenny Filho falou sobre a judicialização da prescrição médica e o elevado custo ocasionado por medicamentos não constantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e também na questão das órteses e próteses. Após as muitas perguntas e orientações por parte do palestrante, inclusive de como o médico deve proceder em suas justificativas, coube ao presidente do Cremesc fazer o encerramento da atividade.

Os palestrantes

Dr. Antônio Silveira Sbissa já foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná (1960) e é especialista em Cardiologia e possui doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (1960). Atualmente é professor do curso de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina e Conselheiro Efetivo do CRM-SC.

Dr. Thadeu Brenny Filho é formado pela Universidade Federal do Paraná (1983), especialista em Urologia, com mestrado pela UFPR. É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, chefe do Serviço de Urologia e Transplante Renal do Hospital São Vicente e médico do Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas da UFPR e do Departamento de Videolaparoscopia. Também é professor-convidado da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina da UFPR. Coordena a Câmara Técnica de Urologia.

A Delegacia de Rio Negro

A Delegacia de Rio Negro, que está vinculada ao CRM-PR, atende aos médicos de Rio Negro e Campo do Tenente, bem como presta serviços administrativos aos municípios de Itaiópolis, Papanduva, Santa Terezinha, Rio Negrinho e Mafra, todos pertencentes à jurisdição do Cremesc.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios