01/09/2020

Eleitas as diretorias das Associações Médicas Brasileira e do Paraná

Chapa Nova AMB, liderada pelo Dr. César Eduardo Fernandes, foi eleita na nacional, enquanto o Dr. Nerlan de Carvalho foi reconduzido na AMP

Com 698 votos, os integrantes da chapa Médico Profissional de Valor, encabeçada pelo Dr. Nerlan Carvalho, foram eleitos para conduzir a Associação Médica do Paraná no triênio 2020/2023. Foram contabilizados 734 votos, dos quais 17 em branco e 19 nulos. A votação para as novas diretorias da AMP e da Associação Médica Brasileira foi encerrada às 20h de segunda-feira (31).

Para a AMB, sagrou-se vencedora a chapa Nova AMB, liderada pelo Dr. César Eduardo Fernandes (de São Paulo), com 6.100 votos. A chapa Juntos Podemos Mais, que tinha como candidato à presidência o Dr. Diogo Leite Sampaio, obteve 3.989 votos.  No total, foram 11.418 votos, sendo 770 nulos e 559 em branco.

Foram eleitos, ainda, os delegados do Paraná junto à AMB, com 690 votos dos 734 totais no estado. Os demais foram 22 em branco e 22 nulos.

Os resultados da eleição nacional e do Paraná foram anunciados ainda na noite desta segunda pelas respectivas Comissões Eleitorais. A votação teve início no dia 21 de agosto e foi majoritariamente eletrônica no estado, formato adotado em função da pandemia da Covid-19. A responsabilidade ficou a cargo  da empresa Scytl, que também conduziu o processo na AMB e demais federadas, dentro de rígidas normas de segurança. Apenas no dia 31, os associados da AMP puderam votar presencialmente, na sede da entidade.

Nesta segunda, também foram eleitas as novas diretorias das Regionais da AMP, cujas votações ocorreram ao longo do dia, de forma presencial, nas diversas sedes.

A Comissão Eleitoral que conduziu o processo no estado foi presidida pelo Dr. João Carlos Baracho, secretário-geral da AMP, com a participação de representantes do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Academia Paranaense de Medicina e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar).

O presidente da AMP, Dr. Nerlan Carvalho, reeleito para uma nova gestão, agradeceu aos associados pela maciça participação no pleito da entidade, de suas Regionais e da AMB. “No Paraná, foi uma vitória expressiva da classe médica, que demonstrou união e reconhecimento. A todos os que compareceram e votaram o nosso muito obrigado. Aos demais, fica o convite para que venham participar da Associação Médica”, afirmou.

Em relação à AMB, ele também destacou a importante eleição do Dr. César Fernandes, que tinha o apoio da AMP, com significativa margem, lembrando que a campanha do candidato foi desenvolvida com ética e transparência.

O presidente eleito da AMB já dirigiu a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), entre 2010 e 2013, e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), de 2016 a 2019. Ele terá como 2º vice-presidente o Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, que já presidiu a Associação Médica do Paraná e foi conselheiro do CRM-PR. A nova diretoria ainda tem o Dr. José Fernando Macedo, também do Paraná, como diretor de defesa profissional.

Desafios

Para o próximo triênio, o presidente avaliou que são muitos os desafios a serem enfrentados. “Esses desafios abrangem desde a defesa profissional, a observação e o cumprimento da lei, impedindo que o Revalida se torne um instrumento de ganho financeiro para instituições não habilitadas, e a  preservação, acima de tudo, da saúde da população e da dignidade do trabalho do médico”, disse.

“Entendemos que a fiscalização da qualidade do ensino das escolas de medicina também é uma prioridade, assim como é fundamental a nossa atuação, por meio do IBDM, em apoio à Frente Parlamentar da Medicina e elegendo médicos ou pessoas comprometidas com a área da saúde, para que tenhamos a lei correta e desenvolvida para a defesa da saúde dos brasileiros”, concluiu.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios