20/08/2013
Kits serão postados pelos Correios nesta quarta, 21, para todos os médicos com residência fora de Curitiba
Começam a ser postados pelos Correios, nesta quarta-feira, 21 de agosto, os kits de votação para os médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Paraná e que mantêm endereço de correspondência fora de Curitiba. Eles devem votar até 4 de setembro, data definitiva para conter a chancela postal da devolução das cédulas. Conforme decisão da Comissão Eleitoral, avalizada pelas duas chapas concorrentes para compor o corpo de conselheiros para o período de 2013/2018, foi arbitrado para 18h de 11 de setembro o prazo máximo para recepção dos votos que serão considerados válidos. O escrutínio será iniciado às 8 horas do dia seguinte (12 de setembro).
O encaminhamento dos novos kits vai respeitar o cadastro anteriormente enviado, que tinha sido fechado em 5 de julho e envolve 10.839 médicos destinatários. Considerando que a eleição por correspondência foi anulada por determinação da Justiça Federal, todos os médicos com endereço de correspondência na Região Metropolitana de Curitiba, interior do Paraná e demais Estados da Federação estão obrigados a votar, mesmo os que o fizeram na oportunidade anterior. A não participação exige justificativa em até 60 dias após a conclusão do pleito, o que para os profissionais residentes fora de Curitiba começa a contar a partir de 4 de setembro. O formulário já está disponível no portal do Conselho e pode ser usado pelos médicos de Curitiba, cujo prazo de justificativa vai até 4 de novembro.
VOTOS ANULADOS E CONFIRMADOS
A etapa anulada por decisão judicial teve a participação de 6.039 médicos, correspondendo a 55,72% dos kits enviados. Houve ainda aproximadamente 800 devoluções de kits (7,8%) por inconsistência de endereços ou ausência de destinatários. Todo material, que será descartado, foi recolhido no dia 14 de agosto no contêiner instalado na área de estacionamento interno da sede do Conselho. No mesmo espaço de segurança estão alocados todos os 7.378 votos presenciais realizados na sede do CRM-PR no período de 5 a 7 de agosto. Correspondendo a 75,64% do total de médicos de Curitiba em condições de participar da eleição, os votos foram legitimados pela Justiça e serão contados quando do encerramento do prazo de reverso dos kits novamente encaminhados para Região Metropolitana, Litoral e Interior, além de endereços de profissionais com segunda inscrição fora do Paraná.
Duas chapas estão concorrendo para composição do corpo de conselheiros para a gestão 2013/2018: a chapa 1, 18 de Outubro, que é situacionista; e a 2, Dignidade Médica, de oposição. O grupo eleito será empossado em 1º de outubro. Nesta etapa do processo está proibida pela Justiça a realização de campanha eleitoral por qualquer meio, inclusive eletrônico. Informações de interesse dos médicos-eleitores estão disponíveis no Portal do Conselho, incluindo a composição das chapas concorrentes, a íntegra das decisões exaradas da esfera judicial e também as manifestações da Comissão Eleitoral, “de modo a exaltar a transparência, imparcialidade e respeito aos princípios democráticos, não deixando dúvida sobre as reais circunstâncias que levaram a ser refeita a eleição pelo meio postal”, como trecho indicado em um de seus documentos.
Mais do que uma obrigação, o voto é um direito do médico. Participe desse momento democrático.