Diante de dúvidas encaminhadas por médicos, o Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio de sua Coordenação
de Tecnologia e Informática (COINF), elaborou respostas para facilitar o acesso dos profissionais ao E-CRM, registro
profissional digital, já disponível para a categoria desde agosto de 2019. “Essa é uma preocupação
constante: responder às dúvidas de todos. Construímos uma página na internet com várias
informações sobre como obter e como utilizar o sistema virtual”, contou o conselheiro Hideraldo Cabeça,
1º secretário da autarquia.
PARA ACESSAR A PLATAFORMA DO E-CRM, CLIQUE AQUI
Segundo ele, o sistema inovador, que virou
referência para outros órgãos, exige alguns requisitos para que seja obtida a carteira digital no celular,
como acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Alguns colegas procuraram o CFM alegando
dificuldades, mas após analisarmos cada caso relatado, percebemos que os problemas não estavam relacionados
à plataforma em si”, explicou.
Datas de emissão
Um dos pontos de
confusão se relaciona ao período de emissão dos documentos físicos. As carteiras emitidas desde
1º de agosto de 2017 já podem ter a versão digital por meio do aplicativo “Credencial Médica”,
gratuitamente. Porém, quem fez a retirada antes dessa data e tem interesse na versão virtual terá que
fazer uma nova identidade médica, pois o sistema anterior não é compatível com este recurso.
Por sua vez, as carteiras produzidas a partir de outubro de 2019 já são entregues aos médicos
com o QR Code, que facilita a transferência, e estão aptas à opção online. Outro detalhe
importante é que o médico deve verificar junto ao CRM onde fez sua inscrição se seus dados, inclusive
o e-mail, estão corretos. É imprescindível ter um endereço eletrônico ativo para se cadastrar
no aplicativo.
Aplicativo
Além disso, lembra o conselheiro, os smartphones utilizados
devem permitir a compatibilidade do aplicativo Credencial Médica com versões dos sistemas operacionais iOS (App
Store, versão 11 ou superior) e Android (Google Play, versão 4.5 ou superior). Se esse alinhamento não
existir, o aplicativo não funciona corretamente.
Se observadas todas essas recomendações e
persistirem as dificuldades para acessar a carteira digital, o CFM orienta o médico interessado a entrar em contato
com o suporte técnico especializado por meio do telefone 0800 725 8182 ou pelo e-mail
suporte.corporativo@validcertificadora.com.br.
FONTE: CFM