08/06/2016

Dr. Ralf Jurgen Kyrmse (CRM-PR 106), amante da cidade onde nasceu e viveu

Faleceu esta semana, aos 90 anos. Medicina perdeu também Drs. Luiz Macarini e Carlos Jacob

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Ralf em 2001, quando recebeu o diploma do Jubileu de Ouro pelas mãos do Dr. Ari Jurkiewicz, também falecido. (Foto: CRM-PR)

A Medicina paranaense perdeu nos últimos dias três médicos com 50 anos ou mais de formados e que residiam em Curitiba. O otorrinolaringologista Ralf Jurgem Kyrmse (CRM-PR 106) faleceu na última segunda-feira (6) em sua residência, no Bigorrilho, e foi sepultado na terça no Cemitério Evangélico Luterano. Natural da Capital, ele tinha completado 90 anos de idade no dia 2 de junho. Ele se formou em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, recebendo em 2001 o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro.

Às vésperas da homenagem, ele deu uma entrevista para o Jornal do CRM-PR, quando revelou que, além do amor à Medicina – que continuava a exercer –, também tinha especial paixão pela cidade que nasceu e viveu. E foi assim que, após muito viajar pelo mundo, resolveu de fato conhecer Curitiba, percorrendo de ônibus ou a pé todos os seus bairros, observando detalhes e conhecendo pessoas. Na época, com quatro anos de incursões pela cidade, já tinha percorrido todo o trajeto de 180 das 220 linhas de ônibus existentes.

O médico chegou a mapear o trecho urbano do principal rio de Curitiba, o Barigui, num esforço não só para resgatar aspectos históricos, mas, também, para contribuir para a sua revitalização. E ensinou: “O rio está relacionado ao meio em que se encontra e principalmente com o homem que habita suas margens”. Em recente contato, bem-humorado, assinalou que suas caminhadas já eram restritas ao entorno doméstico e que já “não tinha pernas” para se ver livre de cachorros soltos. O arquivo da reportagem sobre o médico está disponível na edição do Jornal 34, de janeiro/fevereiro de 2000, página 12.

Outros falecimentos

No dia 1º de junho faleceu o Dr. Luiz Egidio Macarini (CRM-PR 4939), que tinha 75 anos. Natural de Capinzal (SC), ele se formou pela Católica em dezembro de 1966 e era especialista em Psiquiatria.

Na terça-feira (7), faleceu o Dr. Carlos Henrique Jorge Jacob (CRM-PR 496), de 87 anos. Natural de Curitiba, ele se formou pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1952, sendo especialista em Anestesiologia. Em 2003 ele tinha sido distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM. Morador no bairro Jardim Social, ele já tinha integrado o quadro diretor da Sociedade Paranaense de Anestesiologia. O sepultamento ocorreu na manhã desta quarta (8), no Cemitério Parque Iguaçu.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios