31/01/2016
Em visita à presidência do CRM-PR, anuncia atividades do Centro de Estudos do Hospital São Lucas, do qual é diretor
A presidência do CRM-PR recebeu na manhã desta segunda-feira (1º de fevereiro), a ilustre visita dos diretores do Hospital São Lucas de Curitiba, Drs. Francisco Boscardim Netto e Liasi de Camargo Duarte, que anunciaram a retomada das atividades de educação médica e ética do Centro de Estudos da instituição a partir de março. Na reunião com Luiz Ernesto Pujol, os visitantes formalizaram o convite para que o presidente do Conselho inaugure o ciclo de palestras dirigido ao corpo clínico do hospital, que em 2018 completa 70 anos de atividades. A palestra terá como tema a prática médica na atualidade sob a ótica dos Conselhos de Medicina.
O Dr. Boscardim (CRM-PR 494), pneumologista, completou 90 anos de idade no final de janeiro – na mesma data em que também comemoram aniversário o seu filho médico Paulo César Boscardim, cirurgião torácico, e o presidente do CRM, Luiz Ernesto Pujol, que durante muitos anos trabalhou com o Dr. Boscardim no Sanatório do Portão. Em plena atividade, prestes a completar 65 anos de exercício da Medicina, o Dr. Boscardim continua respondendo pelas direções técnica e clínica do Hospital São Lucas. Em sua trajetória profissional, já mereceu inúmeras homenagens e condecorações. Em 2002 ele foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético do CRM-PR, ao completar 50 anos de atividade cumpridos de forma exemplar. Em 2013, também foi reverenciado na passagem do 40º aniversário de fundação da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar), instituição da qual foi um dos fundadores.
Natural de Curitiba, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em dezembro de 1951. Conquistou renome nacional em sua especialidade e chegou a ter entre seus muitos “alunos” nada menos que o Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, mais velho e formado em 1935, que veio a Curitiba para aprimorar suas técnicas em cirurgia torácica. Dr. Euryclides foi o responsável pelo primeiro transplante do coração no Brasil, em maio de 1968, tendo dirigido o Instituto do Coração (InCor), do Hospital de Clínicas da USP. O Dr. Boscardim também é membro da Academia Paranaense de Medicina.