12/07/2021
Coluna da publicação cultural do CRM-PR é de autoria do Prof. Dr. Maurício de Carvalho, docente da Federal do Paraná e PUCPR. Obras de Bauman e Foucault são referências em sua análise no artigo
CONFIRA O ARTIGO DA COLUNA LITERATURA E MEDICINA.
“Bauman explorou o conceito da modernidade líquida, no sentido da fluidez das nossas relações atuais em contraponto ao modo habitual de ver as coisas. Ao invés do futuro tradicional, bem elaborado, baseado na família e em profissões clássicas, opta-se por uma vida sem forma definida, veloz, móvel e inconstante”, indica o autor da seção, que explora outra obra ‑ “O nascimento da clínica”, de Michel Foucault ‑ para complementar seu raciocínio, aprofundando-se na questão evolutiva da melhor abordagem diagnóstica e a mudança de perfil dos pacientes a partir de sua experiência ao longo de mais de três décadas em hospital universitário. Para Foucault, o novo tipo de configuração que caracteriza a medicina moderna implica no surgimento de novas formas de conhecimento e de práticas institucionais. A saúde substitui a salvação.
Formado em 1984 pela UFPR, especialista em Clínica Médica e Nefrologia e mestre e doutor em Medicina Interna, Maurício de Carvalho é professor adjunto da mesma Universidade Federal do Paraná, onde foi chefe do Departamento de Clinica Médica de 2015 a 2019. Também é professor titular de Nefrologia do curso de Medicina da PUCPR.