16/10/2016

Divulgados vencedores do Concurso Literário Médicos do Paraná

Acadêmica de Francisco Beltrão ganhou no certame de poesia; o Dr. Valdir Furtado, de Curitiba, teve sua prosa selecionada em primeiro lugar

clique para ampliar>clique para ampliarA poesia premiada em primeiro lugar foi a intitulada “Bagagem”, de autoria de Isadora Cavenago Fillus, acadêmica de Medicina da Unioeste.

O Concurso Literário Médicos do Paraná 2016 teve premiados os três primeiros lugares nos certames de poesia e prosa, que recebem troféus e também exemplares do livro lançado com a coletânea de todos os trabalhos dos 74 inscritos, entre médicos e estudantes de Medicina. A obra e também certificado de participação serão encaminhados a todos os autores. Esta foi a primeira edição do concurso, iniciativa da AMP, CRM-PR e Academia Paranaense de Medicina, com apoio da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e da Ucamp.

A poesia premiada em primeiro lugar foi a intitulada “Bagagem”, de autoria de Isadora Cavenago Fillus, acadêmica de Medicina da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Ficou em segundo lugar a obra “Incertezas”, do médico londrinense Lorivaldo Minelli; e, em terceiro, “Mar sem fim”, de Jacemar Cristina Rocha da Costa, médica de Curitiba.
O conto premiado em primeiro lugar é de autoria do Dr. Valdir de Paula Furtado, que teve como título “O marujo sonhador”. O médico já recebeu em 2011 o Diploma de Mérito Ético. O autor da prosa selecionada em segundo lugar é outro renomado médico, o Dr. Reginaldo Werneck Lopes, que recebeu seu diploma pelo Jubileu de ouro em 2001 e que no início de outubro completou 90 anos. “A difícil arte de amar” foi o título de sua obra. “Obre glória e compaixão” foi o título da premiada em terceiro lugar, de autoria da Dra. Jaqueline Doring Rodrigues, de Curitiba.

O anúncio da seleção e também a premiação ocorreu na noite de sábado (15) na Associação Médica do Paraná, durante evento comemorativo do Dia do Médico. A divulgação foi repetida no domingo (16) de manhã, durante a solenidade no Conselho Regional de Medicina do Paraná, que teve a homenagem aos médicos que completaram 50 anos de formados com histórico exemplar. Eles receberam o Diploma de Mérito Ético-Profissional, o cristal simbolizando a Medicina, um exemplar da coletânea do concurso literário e, ainda, exemplar do livro “João em Pessoa”, lançado durante a solenidade.
A coordenação do concurso e da edição do livro alusivo coube ao Dr. Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki, diretor cultural da AMP, membro da Academia de Medicina e também da Sobrames. A comissão julgadora foi formada pelo Prof. Dr. Roberto Antonio Carneiro, representando a Academia de Medicina; Marcelo Salomão, advogado da AMP: e Wilmar Mendonça Guimarães, vice-presidente do CRM-PR. O Dr. Pitaki considerou a iniciativa um sucesso e já prepara o regulamento da edição de 2017 sob expectativa de despertar um número maior de participantes.

O livro que reúne as poesias e contos tem 232 páginas e, apesar da tiragem limitada, terá sua versão digital disponível no Portal do CRM-PR. A obra traz em sua parte inicial mensagens dos presidentes do Conselho, Luiz Ernesto Pujol; em exercício da AMP, Nerlan T. G. de Carvalho; e da Academia, Aristides de Athayde Neto; além do coordenador Sérgio Pitaki e do presidente da Ucamp (Universidade Corporativa da AMP), José Fernando Macedo). Os trabalhos vencedores, sob aval de seus autores, serão publicados na revista Iátrico, do Conselho.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios