03/12/2018

Disponível no Portal versão digital do livro com obras do Concurso Literário 2018

Publicação reúne poemas e prosas de médicos e estudantes que concorreram na terceira edição do certame; participantes podem solicitar exemplar

O livro com a coletânea de poesias e contos do Concurso Literário Médicos do Paraná 2018 tem a sua versão digital disponível no Portal do CRM-PR e pode ser acessado em qualquer tempo. Merece leitura a publicação que acolhe, em suas 272 páginas, 135 obras de excelente qualidade e de autoria de médicos e estudantes de medicina. O concurso, que neste ano chegou à terceira edição, é uma iniciativa do CRM-PR, Associação Médica do Paraná, Academia Paranaense de Medicina e Sobrames-PR. A coordenação, inclusive para elaboração do livro, cabe ao Dr. Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Mariana e o conselheiro Fabio Ouriques. (Foto: CRM-PR)

A publicação especial traz mensagens dos presidentes das instituições promotoras, bem como um acróstico de autoria do ex-presidente e atual vice-presidente do Conselho, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães. Juntamente com Roberto Issamu Yosida (CRM), Nerlan Tadeu de Carvalho (AMP), Avelino Ricardo Hass (Academia) e Sérgio Pitaki (Sobrames), também assina mensagem o presidente da Ucamp (Universidade Corporativa). Participantes podem solicitar um exemplar do livro impresso.

O livro teve seu lançamento no dia 20 de outubro, quando da solenidade comemorativa do Dia do Médico na AMP e coincidiu com o “Dia do Poeta. Na ocasião, foram anunciados os vencedores do concurso de 2018. Na categoria poema, o vencedor foi o Dr. Aurélio Marcos Ribeiro, dermatologista de Curitiba e autor da obra “Chegou a tua hora”. “Homem estátua”, de autoria do Dr. Richard Handerson Mendes Duarte, ginecologista em Curitiba, ficou com o segundo lugar, cabendo o terceiro ao poema “Expectativa do ofício”, da sextanista de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Suelen dos Santos Henrique.

Na categoria prosa, o ginecologista de Apucarana, Dr. Ribamar Leonildo Maroneze, ficou em primeiro lugar com “O conto de Ícaro”. Raquel Lautenschlager Santana Proença, psiquiatria da área de infância e adolescência em Maringá, foi premiada em segundo lugar com “O miserável”. O psiquiatra de Cascavel, Dr. Edu Giacomini, foi o autor de “Insônia”, premiado em terceiro lugar.

clique para ampliarclique para ampliarRafaela, Dr. Wilmar, Deborah e o pai Ricardo. (Foto: CRM-PR)

Alguns dos participantes do certame estiveram nos últimos dias no Conselho de Medicina para a retirada de exemplares do livro, como os médicos Yuki Rezende Shibata (CRM-PR 28.993) e Eduardo Alcântara Quidigno (CRM-PR 31.825), que há pouco concluíram residência em Psiquiatria na Prefeitura de Curitiba. Yuki Shibata, formado pela UFPR, escreveu a prosa poética “Três mortes em uma”. Já Eduardo Alcântara, que se graduou pela PUCPR, é autor do poema “Mania: soneto para ler em alta velocidade”.

Recepcionada pelo conselheiro-tesoureiro Fabio Luiz Ouriques, a Dra. Mariana Cozer Siviero (37.391) recebeu o seu exemplar ao comparecer no CRM-PR no final de novembro. Atualmente fazendo residência em Medicina da Família e Comunidade, ela foi autora do poema “Dona Maria do Carmo”.

Acadêmicas de Medicina da Universidade Positivo, Deborah Kureski e Rafaela Sayuri de Oliveira Suzuki também participaram do Concurso Literário. Na sexta-feira (30) elas estiveram no CRM-PR para receber o livro impresso com todas as obras de prosa e poesia concorrentes. Foram recebidas pelo vice-presidente Wilmar Mendonça Guimarães, um dos incentivadores do certame e que é autor de acróstico que abre a publicação.


As estudantes aproveitaram para pegar exemplares para outros três colegas da UP que têm seus trabalhos publicados: Matias Nicolas Pereira Beiras, Emerson Schindler Junior e Rodrigo Kumagai. Deborah, que esteve no Conselho acompanhada do pai, Ricardo, foi autora da poesia “Soneto de fim da indiferença”. Rafaela, que apresentou o poema “Árvore de corda”, é filha do casal médico Rogério Suzuki e Danielle Sakuma de Oliveira Suzuki e também neta de médica, a gineco-obstetra Zenyr Saluma de Oliveira (CRM-PR 2651), formada pela UFPR em 1969 e que ano que vem comemora o Jubileu de Ouro. Tanto os pais quanto a avó de Rafaela transferiram suas atividades profissionais para Santa Catarina pouco tempo depois de se formarem.

Confira aqui a versão digital do livro.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios