06/08/2015
Publicação do Conselho traz artigos especiais, resoluções, pareceres e outras informações de interesse do médico
A edição nº 126 da Revista Arquivos já está disponível nas versões digital e científica no Portal do CRM-PR, com artigos especiais, resoluções, pareceres e outras informações de interesse da comunidade médica. A publicação traz em destaque a monografia vencedora da 25ª Edição do Concurso de Monografia sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica, de 2014, que teve como tema em destaque “Aspectos éticos médicos e a internet”, de autoria do médico Eduardo Morais de Castro, especialista em patologia e atualmente com atuação em Curitiba. O trabalho dele abordou “A internet como interface na relação médico-paciente: aliada ou inimiga”.
A publicação reúne ainda os artigos especiais “O prontuário sob a ótica da defesa médica”, de autoria do advogado Rodrigo Machado Leal; e “O Brasil tem a melhor e a pior medicina do mundo”, do ex-presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Jorge Ilha Guimarães. A revista inclui ainda A Súmula Normativa da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nº 27, de 10 de junho último, que vida a prática de seleção de riscos pelas operadoras na contratação de qualquer modalidade de plano privado de assistência à saúde.
A revista também traz resoluções recentes do Conselho Federal de Medicina, que tratam da aprovação do uso compassivo do canabidiol, de atualização quanto à exigência de título de especialista para direção técnica e a nova redação das normas orientadoras e reguladoras para especialidades médicas.
Os pareceres do CFM publicados tratam de responsabilidade na realização de exame de ressonância magnética, do conselheiro federal Aldemir Humberto Soares; e da autonomia do médico assistente na decisão do tratamento mais adequado à saúde de seu paciente, do conselheiro federal Lúcio Flávio Gonzaga da Silva. Dos pareceres do CRM-PR, estão publicados esclarecimentos sobre a utilização de microagulhamento por profissionais não habilitados, de autoria da conselheira do CRM-PR Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke; responsabilidade total do médico em reprodução assistida a paciente com 56 anos e infertilidade primária, do conselheiro Roberto Issamu Yosida.
No capítulo de memória, a revista apresenta o artigo-testamento do Dr. Paulo Tarso Monte Serrat, de tradicional família de médicos e que faleceu no ano passado. Em “Deixo aqui os meus últimos desejos” o psiquiatra expressa toda sua maturidade no entendimento sobre a finitude da vida. No artigo do Museu da História da Medicina, o editor da Revista Arquivos, Prof. Ehrenfried Wittig, apresenta “Luisa Bueno Gomm: a casa, o bosque e a praça”. Uma história que congrega pioneirismo, ações humanitárias e valores éticos e culturais, mantendo uma correlação com a Medicina.
A Revista Arquivos é quadrimestral e circula exclusivamente pelo meio eletrônico nos últimos anos. Ela foi lançada em 1984, circulando pelo meio físico por mais de 25 anos. A publicação se dedica a assuntos gerais de interesse do médico, como legislação, pareceres, artigos e outras informações sobre ética, bioética e Direito Médico. A revista 126 é do quadrimestre abril/junho de 2015.