24/06/2015

Disponíveis Jornal CRM-PR 91 e Revista Arquivos 125

Jornal traz em destaque balanço dos últimos 20 meses de mandato e a nova diretoria que tomou posse no dia 1º de junho

A edição do Jornal do CRM-PR nº 91 e a Revista Arquivos 125 no formato digital já estão disponíveis no Portal do Conselho. O jornal, do mês de junho, traz em destaque a prestação de contas e atividades do primeiro mandato de 20 meses da atual gestão e também a posse da nova diretoria e dos diretores das Delegacias Regionais, que iniciaram os trabalhos em 1º de junho e irão até 31 de janeiro de 2017.

A Revista Arquivos, do primeiro trimestre de 2015, traz em seu conjunto artigos especiais, resoluções e pareceres de relevância para o cotidiano médico. A revista, que tem como editor o Prof. Ehrenfried O. Wittig, apresenta edição exclusivamente eletrônica. O número 125 tem 60 páginas.

Os artigos especiais são “Carta ao Ministro da Educação”, de autoria do Prof. Antonio Celso Nunes Nassif; “Atestado x Declaração. Qual a diferença?”, do advogado e médico Hermes de Freitas Barbosa, também professor-doutor no Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMTP-USP; “Há previsão legal que obrigue médico a emitir atestado para acompanhante?”, da advogada Yanne Teles, Professora no curso de Direito da Faculdade dos Guararapes; e “Lição de Vida”, do advogado Carlos Alberto Moro, Consultor Jurídico da Associação Médica do Paraná, ex- Secretário Estadual de Educação e ex- Secretário Estadual de Trabalho.

A publicação traz ainda recomendação do CFM sobre os “Protocolos para o reconhecimento precoce da sepse e conscientização de profissionais”, Resolução do CRM-PR sobre a “Responsabilidade ética de supervisores e tutores acadêmicos no Mais Médicos”. Em parecer do CFM, o conselheiro José Fernando Maia Vinagre reforça que “Dermaticista não é profissão reconhecida no Brasil”. Dos pareceres do CRM-PR, o conselheiro Zacarias Alves de Souza Filho aponta “Condições para obtenção de título de especialista”, enquanto a conselheira Keti Stylianos Patsis apresenta “Equidade na aplicação do Protocolo de Manchester” e “Implantação de prontuário médico digital”.
No registro de memória, o editor da Revista Arquivos conta a história da “Dra. Wladyslawa Wolowska Mussi: Primeira Médica em Santa Catarina”. Também faz a convocação para “Seja Doador - Museu de História da Medicina da AMP” e, no espaço do Museu da Medicina, retrata o Dr. Rubem Antonio Nogueira de França e o segundo maior museu de óculos do Brasil.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios